notícias colégio
Notícias
28 de março de 2018

Conselho Estadual de Educação aprova curso de Medicina da UNIFEBE

Parecer e resolução de aprovação foram entregues à Instituição nesta terça-feira, 27 de março

A terça-feira, 27 de março, ficará marcada para sempre na história da UNIFEBE e do município de Brusque. Nesta data, o reitor, professor doutor Günther Lother Pertschy recebeu das mãos do professor Osvaldir Ramos, presidente do Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina – CEE/SC, o parecer e resolução que autorizam o Curso de Medicina da Instituição.

Os documentos foram entregues em sessão plenária do Conselho com a presença do reitor, acompanhado pelo coordenador do curso de Medicina, professor doutor Marco Antônio Cortelazzo e pelo assessor de Desenvolvimento da UNIFEBE, Robson Zunino.

Na segunda-feira, 26, o processo foi analisado e aprovado por unanimidade pela Comissão de Educação Superior do Conselho Estadual de Educação, sob a relatoria do conselheiro Mário César Barreto Moraes.

— O curso de Medicina da UNIFEBE apresenta uma metodologia inovadora, indo além do processo pedagógico. Nesse sentido eu parabenizo o magnífico reitor e o coordenador do curso, desejando sucesso na implantação e implementação do curso ­— destaca o relator.

Além de outros aspectos, a Comissão de Educação analisou os resultados da avaliação externa, realizada nos dias 22 e 23 de março pelos professores doutores Nicolau Fernandes Kruel, da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul) e Oscar Alves, da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Na oportunidade, foram avaliadas as seguintes dimensões: organização didático-pedagógica, corpo docente e infraestrutura, sendo atribuído conceito geral 3,75 em uma escala de 1 a 5, que é considerado muito bom pelo instrumento de avaliação.

Curso

O curso de Medicina da UNIFEBE é baseado em metodologias ativas, que colocam o acadêmico como principal agente de seu aprendizado, e terá a duração de seis anos, com mais de 7.600 mil horas de aprendizado.

— Desde o início do projeto, insistimos muito na questão da qualidade do curso. Por isso, estamos investindo bastante no inovador projeto pedagógico e na infraestrutura. A partir de agora a Instituição dará início à construção do Bloco F, que terá em torno de 5 mil m² e contará com inúmeros laboratórios que são necessários para a formação acadêmica, com equipamentos de última geração — conta o coordenador.

Cortelazzo destaca os laboratórios de simulação realística que dispõem de robôs de alta realidade que simulam o corpo humano, permitindo com que o acadêmico aprenda em modelos antes de atuar no ser humano.

— A nossa metodologia é baseada em práticas ativas, em que o aluno é estimulado por seus professores a buscar soluções para os desafios e problemas apresentados. Além disso, outro diferencial é que ao iniciar o curso, o estudante passará a acompanhar o cotidiano de famílias de nossa região, além de toda atividade em Hospitais, Postos de Saúde e Rede Pública de Saúde. Por se tratar de uma metodologia inovadora, necessita de muito empenho do nosso competente corpo docente. — ressalta Cortelazzo.

Segundo o reitor, a aprovação do curso no ano em que a Instituição completa 45 anos de história é motivo de comemoração e deve impactar positivamente a saúde de Brusque e região.

— Muitas pessoas nos questionavam quando iniciaríamos nosso projeto para o curso de Medicina e sempre respondemos que no momento certo daríamos esse importante passo em nossa história, como foi feito agora. Começamos com a Residência Médica e tivemos quase dez candidatos por vaga. Agora, comemoramos a aprovação do curso de Medicina que com certeza será benéfico para avançarmos cada vez mais com a saúde em nossa região — afirma.

O início da primeira seleção de alunos será anunciado pela UNIFEBE em breve.

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

“A mulher na Engenharia” é tema de palestra na Unifebe

“A mulher na Engenharia” é tema de palestra na Unifebe


12 de março de 2009
Jornal do Bem está com inscrições gratuitas para jovens escritores
Universidade Comunitária

Jornal do Bem está com inscrições gratuitas para jovens escritores


08 de outubro de 2018
Formandos de Direito apresentam TCC\’s – 2008.2

Formandos de Direito apresentam TCC\’s – 2008.2


10 de dezembro de 2008
Skip to content