15 de agosto de 2014

Laboratório de Química da UNIFEBE realiza análise de água para comunidade Gaspar

O recém-inaugurado laboratório de Química do Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE está rendendo frutos à comunidade. A primeira ação de conscientização e extensão do local foi realizada com a “Análise das propriedades físico-químicas de amostras de água da região de Brusque e entorno”.

A atividade, proposta e orientada pelas professoras Tamily Roedel, de Responsabilidade Socioambiental e Impacto Ambiental, e Daniele Vasconcellos, de Química, teve início na semana do Meio Ambiente.
Com a participação dos alunos da 9º ano B da Escola de Educação Básica Ferandino Dagnoni de Gaspar, foram coletadas amostras de água de três pontos: Córrego Arroizera, Água da “bica” e Estrada geral do Gasparinho.

Depois, o material coletado foi analisado no laboratório de Química da UNIFEBE, e as características das amostras foram comparadas aos padrões de potabilidade e minerabilidade exigidas pelas Portarias do Conselho Nacional do Meio Ambiente – CONAMA.

Ação na comunidade

Para divulgar os resultados, a UNIFEBE promoveu uma palestra na comunidade em Gaspar onde foram realizadas as coletas. Os moradores receberam orientações sobre as amostras de água. Segundo a professora Danielli, foi ressaltada a importância do tratamento de efluentes e a preservação dos afluentes, e seus reflexos na qualidade de vida da população.

“Os rios e afluentes são os principais recursos para a sobrevivência da humanidade. São eles que nos fornecem grande parte da água que consumimos, quando usamos para produzir nossos alimentos, necessitamos para nossa higiene e ou utilizamos para irrigar o solo das áreas agrícolas”, conta.

Com a atividade, espera-se conscientizar as comunidades locais que utilizam essas fontes, para que façam o uso racional dos recursos e evitem sua contaminação. “Com isso, cada vez mais se faz necessária a conscientização da população”, afirma Daniele.

Texto: Suellen Pereira Rodrigues
imprensa@unifebe.edu.br