notícias colégio
Notícias
25 de abril de 2013

Contribuintes podem destinar Imposto de Renda ao FIA até 30 de abril

Desde 2012, a doação de recursos ao Fundo da Infância e Adolescência – FIA pode ser feita até na data limite da entrega da declaração. Até dezembro de 2012, 6% do valor do imposto devido poderia ser doado, e entre janeiro e abril de 2013, o cidadão pode doar 3% do imposto de renda devido.


Ao destinar parte do imposto de renda em favor das crianças e adolescentes, por meio de doações ao FIA, o cidadão receberá de volta o valor doado, junto com a restituição, ou em forma de desconto no imposto a pagar. E ao mesmo tempo estará contribuindo para projetos que beneficiam crianças e adolescentes de toda a cidade, sem qualquer ônus financeiro adicional ao doador.

Recursos doados ao FIA

O Fundo da Infância e Adolescência de cada município é o responsável por receber as doações e repassar o valor às entidades selecionadas por edital pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA. Os recursos arrecadados são destinados ao financiamento de serviços especiais, bem como de ações que evidenciem a garantia dos direitos da criança e do adolescente. As entidades devem inscrever seus projetos, e as propostas são analisadas pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.
Em Brusque, os recursos alocados no FIA, que somaram R$ 270 mil, estão sendo destinados aos seguintes projetos que foram beneficiados em 2013:


– Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE – Projeto: Prevenção, Promoção e Vulnerabilidade Social.
– Associação Corpo de Bombeiros Comunitários de Brusquense – Projeto: Bombeiro Mirim.
– Escola Charlotte – Projeto: Incentivando na inclusão social.
– Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE – Projeto: Legado de Campeões e Projeto: Prevenção a comportamentos antissociais.
– OAB – Projeto: Assistência Jurídica ao adolescente a quem se atribua a prática de ato infracional.
– Secretaria de Educação – Projeto: Circo na Escola e Projeto: Robótica Educacional.
– Secretaria de Assistência Social e Habitação – Projeto: Prioridade Absoluta e Projeto: Adolescentes em Ação.

Como doar para o FIA ainda em 2013:


Ao fazer a destinação para o FIA até 30 de abril, referente ano calendário 2012, a doação deve ser feita diretamente na Declaração Anual de Ajuste, opção Tributação por Deduções Legais (modelo completo), do programa da Receita Federal (IN RFB n. 1311/2012). O Documento de Arrecadação Federal – DARF, deve ser gerado pelo Programa Gerador da Declaração – PGD, do Imposto de Renda 2013. O DARF deve ser pago até o dia 30/04/2013, e servirá como comprovante da doação perante a Receita Federal. Exemplo:

ATENÇÃO:
a) Se necessário, atualize a versão do PGD do Imposto de Renda 2013 para a versão 1.1, pois somente essa versão está contemplando as doações para o FIA do município de Brusque.


b) Ao preencher a Declaração Anual de Ajuste, opção Tributação por Deduções Legais, clique em: (1) Resumo da Declaração; (2) Doações Diretamente na Declaração – ECA; (3) Novo; (4) Tipo de Fundo: Municipal; (5) UF: SC; (6) Município: Brusque; (7) Valor (observe o Valor disponível para doação e preencha o campo valor).


Texto: Elizandra Damasceno
Publicado por: Assessoria de Comunicação Social

 

Postagens relacionadas

UNIFEBE participa de reunião sobre projeto de ambientalização e sustentabilidade
UNIFEBE

UNIFEBE participa de reunião sobre projeto de ambientalização e sustentabilidade


09 de junho de 2016
Palestra aborda ética e estética

Palestra aborda ética e estética


17 de dezembro de 2012
Acadêmicos de Engenharia Civil visitam canteiro de obras em Balneário Camboriú
UNIFEBE

Acadêmicos de Engenharia Civil visitam canteiro de obras em Balneário Camboriú


07 de abril de 2017
Skip to content