A partir de convite realizado pela presidente do Santa Catarina Moda e Cultura (SCMC), Amélia Malheiros, e da gestora executiva da Câmara da Moda da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), Luciane Camilotti, o curso de Design de Moda da UNIFEBE passa a atuar como membro fixo da Câmara da Moda da FIESC, com a participação do coordenador do curso, professor Rodrigo Zen.
A Câmara de Desenvolvimento da Indústria da Moda é um fórum de discussão e análise dos ambientes econômicos e mercadológicos que envolvem o setor, promove a integração da indústria com as academias que tenham o design e a produção de moda em seus currículos, buscando fortalecer a indústria da moda catarinense no Brasil e no Exterior, fomentando a integração e o engajamento dos agentes que possam contribuir para fortalecer a cadeia de moda.
A primeira reunião da Câmara de 2018 foi realizada no fim de fevereiro, sob o comando do novo presidente, Claudio Roberto Grando, CEO da empresa Audaces. Diante do público que presenciou a abertura dos trabalhos em 2018, foram definidos quatro grupos de trabalho (Marca SC, Novas Tecnologias, Capacitação Profissional, e Tributária/Normas/Crédito) que pretendem pôr em prática as ações demandadas pelo setor.
Participação
Zen passa a atuar como membro fixo do grupo de trabalho focado em Capacitação Profissional, que busca incentivar a formação de profissionais voltada para a indústria, evoluindo para o novo perfil de indústria 4.0 na moda. Nesse primeiro encontro, o grupo de trabalho buscou delinear algumas estratégias de trabalho. Dentre elas, propôs a elaboração de um diagnóstico das necessidades profissionais de empresas de diferentes portes do setor têxtil e moda, a fim de conciliar as propostas pedagógicas dos cursos de acordo com as necessidades reais da indústria.
A próxima reunião da Câmara da Moda acontece no dia 28 de abril, dando continuidade às ações propostas pelos grupos de trabalho.