18 de fevereiro de 2013

Coordenador de Educação Física obtém título de doutor

O Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE teve em 2012 diversos professores que concluíram doutorados e mestrados. Um dos profissionais que obteve o título de doutor foi o coordenador do curso de Educação Física, João Derli de Souza Santos.

João Derli é licenciado em Educação Física pela Escola Superior de Educação Física / Fundação Educacional do Vale do Jacuí. Tem especialização em Ciência do Basquetebol pela Universidade Gama Filho (UGF) e é Mestre em Educação com área de Concentração em Educação Brasileira pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Já a tese de doutorado em Educação com área de concentração em Filosofia e História da Educação foi defendida na Universidade Estadual de Campinas.

Indagado sobre a sensação de ter alcançado a titulação de doutor, o professor disse que foi algo sonhado desde o início da carreira, mas que foi galgado em etapas com muitos desafios que tiveram que ser vencidos, algumas frustrações e momentos de felicidade. “Apesar do término do doutorado ainda há muitos outros desafios a serem enfrentados como professor e cidadão. O titulo pode ser passageiro, caso não houver um constante processo de formação acadêmica e humana”, disse ele.

A conquista foi estimulada pelo aperfeiçoamento profissional e humano. “Foi um processo lento com várias seleções em universidades públicas do país até o momento de ser aceito na Unicamp em 2008 e a aprovação da tese em dezembro do ano passado”. O caminho não foi trilhado sozinho, João Derli disse que os pais sempre o incentivaram a estudar e superar as dificuldades, com muito esforço e dedicação. “No ambiente familiar buscamos uma formação não só profissional, mas, sobretudo humana. A minha família é responsável por tudo que consegui como ser humano”.

Quando questionado sobre o que o doutorado vai acrescentar na sua vida profissional e pessoal, professor João Derli afirmou que se o titulo de doutor ajudá-lo a ser mais humano, considera como uma grande conquista.

Também obtiveram a titulação de doutora Denize Damarche Minatti Ferreira em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Roberta Ribeiro Pinto em Ciências com área de concentração em Fissuras, Orofaciais e Anomalias Relacionadas, Roberto Carlos Klann em Ciências Contábeis e Administração com área de concentração em Controladoria e Rodrigo José Leal doutor em Direito. A professora Mara Lúcia Figueiredo conquistou a titulação de pós-doutorado na área de Educação.

Texto: Elizandra Damasceno

Acadêmicos de Design Gráfico e Publicidade e Propaganda recriam espaços em laboratórios dos cursos
Criatividade

01 de abril de 2022