28 de maio de 2013

Coordenadores do PIBID discutem continuidade do programa em 2014

O reitor do Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE, Günther Lother Pertschy, reuniu-se com os coordenadores do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), Claudia Kuinta Dias Hohmann, coordenadora institucional e Olavo Laranjeira Telles da Silva, coordenador da área de Educação Física. Durante o encontro foram abordadas as questões que foram tratadas no III Encontro de Coordenadores Institucionais do programa, que aconteceu na primeira quinzena do mês, em Brasília.

O objetivo do evento foi a troca de experiências entre as instituições participantes do Pibid e a promoção de diálogo entre estas e a Capes, com vistas à institucionalização do programa como política pública prioritária de formação de professores. Foram tratados temas como o modelo do programa e o alinhamento das ações entre as Instituições de Ensino Superior.

Durante a reunião na reitoria, a professora Claudia, relatou as novas diretrizes do Pibid para 2014, para a continuidade do programa na UNIFEBE. Ela destacou que o Pibid não é um programa de bolsas, e sim de incentivo à docência. “A Capes está estudando a possibilidade de que os cursos de licenciatura, que participam do programa sejam pontuados em suas avaliações concomitantemente com a Instituição de ensino. Existem projetos internacionais que possuem como critério de aprovação, a participação do acadêmico no Programa PIBID.”, explicou Claudia.

As Instituições que participam do Programa devem disponibilizar sala, e-mail, telefone e link em seu web site para o bom funcionamento do Programa, além de uma aculturação da comunidade educativa UNIFEBE. O PIBID com essa intencionalidade de parceria com as Universidades conveniadas prevê um aumento de 75 a 100 mil bolsas para o próximo ano.

O reitor salientou a importância do projeto para a Instituição e afirmou que a intenção da UNIFEBE é colaborar para que todos os objetivos sejam alcançados de forma significativa. “A formação de professores é necessidade básica e essencial para a formação humana, por isso devemos expandir o Programa para os demais municípios nos sistemas de ensino público”, enfatizou.

Texto: Elizandra Damasceno

Evento nesta terça-feira marca I Semana da Literatura Infantil

18 de abril de 2011
UNIFEBE acompanha na Alesc entrega de Projeto de Lei que cria o Universidade Gratuita