notícias colégio
Notícias
19 de julho de 2023
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

Crianças participantes de projeto de Pedagogia da UNIFEBE visitam virtualmente aldeia indígena

Participantes do projeto de extensão de Alfabetização e Reforço Escolar utilizaram óculos de realidade virtual para conhecer a cultura e o ambiente

Com os óculos de realidade virtual, as crianças participantes do projeto de Extensão de Alfabetização e Reforço Escolar, desenvolvido pelo curso de Pedagogia da UNIFEBE, puderam conhecer uma aldeia indígena. Sem sair da Brinquedoteca, no campus Santa Terezinha, os estudantes puderam visualizar as tradições e visitar o ambiente. A atividade foi planejada pela estagiária e acadêmica do curso, Maiara da Silva Sbardelatti, com o apoio do professor Júlio Cesar Frantz, coordenador do Laboratório de Metodologias Ativas (Lab. Metas).

“Foi um momento especial vivido pelas crianças, pois a atividade proposta com o uso dos óculos ampliou o conhecimento, despertou curiosidade, imaginação. Eles foram motivados para além do conteúdo, pela forma, por estarem dentro de uma aldeia indígena por meio da tecnologia”, relata Maiara. Logo após a visita virtual, os alunos escreveram sobre a experiência, com o intuito de ampliar o processo de alfabetização.

Para a professora Eliane Kormann, coordenadora do curso de Pedagogia da UNIFEBE, a realidade virtual é uma das tecnologias que vem para contribuir de forma significativa no processo de ensino-aprendizagem. “Ela tem possibilitado aos alunos a vivência, a experimentação, a possibilidade de estar “In loco”, desenvolvendo o conteúdo de forma mais atraente e significativa e uma aprendizagem rica e cheia de sentido”, enaltece.

Laboratório de Metodologias Ativas

O Laboratório de Metodologias Ativas, apoiado pelo Edital Fapesc n°29/2021, foi proposto pela professora Eliane Kormann e coordenado pelo professor Joel Haroldo Baade, com o apoio do professor Júlio Cesar Frantz.

De acordo com Frantz, um dos propósitos do Laboratório é possibilitar que todos possam usufruir das tecnologias educacionais. “Com a realidade virtual, os alunos foram transportados para dentro da aldeia indígena, tornando a aprendizagem muito mais significativa, interessante e imersiva. E este é um dos objetivos deste laboratório”, complementa.

Além dos óculos de realidade virtual, o laboratório conta com Tela Interativa Touch Screen 4K de 65”, 13 laptops, mesas modulares, kits maker e de robótica educacional.

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

NATAL SOLIDÁRIO UNIFEBE é lançado com 80% das crianças adotadas

NATAL SOLIDÁRIO UNIFEBE é lançado com 80% das crianças adotadas


13 de novembro de 2014
Acadêmicos da Unifebe participam do Enade em novembro

Acadêmicos da Unifebe participam do Enade em novembro


05 de outubro de 2010
Outubro Rosa e Novembro Azul levam conscientização à UNIFEBE

Outubro Rosa e Novembro Azul levam conscientização à UNIFEBE


19 de novembro de 2015
Skip to content