19 de julho de 2023
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

Crianças participantes de projeto de Pedagogia da UNIFEBE visitam virtualmente aldeia indígena

Participantes do projeto de extensão de Alfabetização e Reforço Escolar utilizaram óculos de realidade virtual para conhecer a cultura e o ambiente

Com os óculos de realidade virtual, as crianças participantes do projeto de Extensão de Alfabetização e Reforço Escolar, desenvolvido pelo curso de Pedagogia da UNIFEBE, puderam conhecer uma aldeia indígena. Sem sair da Brinquedoteca, no campus Santa Terezinha, os estudantes puderam visualizar as tradições e visitar o ambiente. A atividade foi planejada pela estagiária e acadêmica do curso, Maiara da Silva Sbardelatti, com o apoio do professor Júlio Cesar Frantz, coordenador do Laboratório de Metodologias Ativas (Lab. Metas).

“Foi um momento especial vivido pelas crianças, pois a atividade proposta com o uso dos óculos ampliou o conhecimento, despertou curiosidade, imaginação. Eles foram motivados para além do conteúdo, pela forma, por estarem dentro de uma aldeia indígena por meio da tecnologia”, relata Maiara. Logo após a visita virtual, os alunos escreveram sobre a experiência, com o intuito de ampliar o processo de alfabetização.

Para a professora Eliane Kormann, coordenadora do curso de Pedagogia da UNIFEBE, a realidade virtual é uma das tecnologias que vem para contribuir de forma significativa no processo de ensino-aprendizagem. “Ela tem possibilitado aos alunos a vivência, a experimentação, a possibilidade de estar “In loco”, desenvolvendo o conteúdo de forma mais atraente e significativa e uma aprendizagem rica e cheia de sentido”, enaltece.

Laboratório de Metodologias Ativas

O Laboratório de Metodologias Ativas, apoiado pelo Edital Fapesc n°29/2021, foi proposto pela professora Eliane Kormann e coordenado pelo professor Joel Haroldo Baade, com o apoio do professor Júlio Cesar Frantz.

De acordo com Frantz, um dos propósitos do Laboratório é possibilitar que todos possam usufruir das tecnologias educacionais. “Com a realidade virtual, os alunos foram transportados para dentro da aldeia indígena, tornando a aprendizagem muito mais significativa, interessante e imersiva. E este é um dos objetivos deste laboratório”, complementa.

Além dos óculos de realidade virtual, o laboratório conta com Tela Interativa Touch Screen 4K de 65”, 13 laptops, mesas modulares, kits maker e de robótica educacional.

Divulga o resultado do pleito eleitoral e dá outras providências – Portaria nº. 10/07

23 de novembro de 2007
Abertas as inscrições para cursos de Pós-Graduação da Unifebe

01 de fevereiro de 2010