23 de março de 2009

Curso de Design de Moda da Unifebe é destaque no SCMC

O curso de Design de Moda da Unifebe – Centro Universitário de Brusque foi representado neste sábado, dia 21, pelas acadêmicas Priscila Fernanda Flores, Francieli da Rocha de Souza e Alessandra Rocha no evento final da 4ª edição do SCMC – Santa Catarina Moda Contemporânea.

No desfile organizado no Hotel Recanto das Águas, em Balneário Camboriú, as estudantes mostraram o resultado de um longo trabalho, elaborado dentro de um ano. Após pesquisas, oficinas, criatividade e muita dedicação, foi apresentada a coleção Modebahn – Caminhos da Moda.

"O desafio de participar do SCMC foi uma grande responsabilidade, já que esta é a primeira vez que a Unifebe integra o projeto. Sem dúvidas, foi para nós uma boa oportunidade para ampliarmos nosso conhecimento e adquirimos experiência prática", disse Francieli.

Desenvolvida em parceria com a empresa Maré Cheia, de Blumenau, o trabalho teve como inspiração os 180 anos da imigração alemã em Santa Catarina. As peças foram feitas para mulheres modernas, elegantes e antenadas, como o público da marca, arrancando aplausos da platéia.

A coleção foi criada com a colaboração da estilista da Maré Cheia, Anaí Figueiredo, e teve a orientação do designer Mário Queiroz. O desenvolvimento do trabalho foi marcado pela realização de vários encontros para discussão do que seria apresentado.

Após o desfile, Mário parabenizou as alunas. "Fiquei contente com a evolução das peças. Devido ao tema, tive um receio no início de que o resultado fosse um pouco clichê, mas não, a sintonia entre a empresa e elas gerou um trabalho muito bacana, as peças ficaram delicadas e bonitas", avaliou.

A coordenadora do curso de Design de Moda da Unifebe, professora Graziela Morelli, destaca a relevância da participação neste evento para os acadêmicos. "O SCMC é uma grande experiência, fortalece o currículo dos futuros profissionais e também o nosso curso. Aproveito para convidar nossos alunos para se inscreverem para a seleção da próxima edição", afirmou.

Mais informações com a coordenadora através do telefone 47 3211 7215 ou pelo e-mail designmoda@unifebe.edu.br. Ou ainda através do site do evento www.scmc.com.br.

Sobre o evento

O Santa Catarina Moda Contemporânea é um projeto pioneiro na América e vem transformando o mercado de moda catarinense através da união entre instituições de ensino, indústrias e alunos. Nesta edição, 15 indústrias aderiram ao projeto que envolveu também 14 instituições do estado, entre elas a Unifebe – Centro Universitário de Brusque.

O projeto visa integrar a comunidade acadêmica, os futuros profissionais, com o mercado através do contato com as empresas e incentivar a troca de experiências para o fortalecimento do setor têxtil. Ao longo de um ano, os estudantes, empresários, empresas e instituições participam de várias atividades.

Palestras, workshops, encontros e reuniões, proporcionam aos alunos o envolvimento com a empresa designada e possibilitam a criação em conjunto das coleções conceituais. Entre as palestras de 2008 e 2009, o SCMC trouxe grandes nomes da moda como o editor de moda Ricardo Oliveros, a historiadora Vera Lúcia Lima, os estilistas Mário Queiroz, Jum Nakao, Lila Colzani e Amir Slama, o consultor internacional Guilherme Lacombe e o sociólogo francês Michel Maffesoli. Ao final de um ciclo de trabalho, os alunos apresentam os trabalhos em um grande evento.

SCMC

Foto e texto: Daniela Burgonovo