21 de novembro de 2023
por: Marcelo Gouvêa
Marcelo Gouvêa

Curso de Direito da UNIFEBE promove visita técnica ao TJSC e seccional da OAB-SC

Programação foi realizada em Florianópolis, onde acadêmicos puderam acompanhar sessões e conhecer estruturas dos órgãos

Durante uma visita técnica promovida pelo curso de Direito da UNIFEBE, acadêmicos puderam acompanhar a rotina de atuação e conhecer de perto dois importantes órgãos para o setor no estado. Em Florianópolis, eles visitaram a sede do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) e da Seccional de Santa Catarina da Ordem dos Advogados do Brasil.

As visitas, como relata a coordenadora do Núcleo de Prática Jurídica, professora Adriana Bina, são uma tradição mantida desde o início do curso. Em anos anteriores a Assembleia Legislativa de Santa Catariana (Alesc), Tribunal de Contas, Tribunal Regional do Trabalho, já foram visitados, além de unidades do sistema penitenciário e a Superintendência da Polícia Federal.

“A possibilidade é muito rica aos acadêmicos. Muitos não têm, até o momento, a chance de conhecer o Tribunal de Justiça e outros órgãos públicos. Então é um momento que agendamos e somos atendidos de forma especial. Os acadêmicos podem, não só participar das audiências ou sessões públicas, mas também, conhecer de forma mais aprofundada e detalhada a organização dessas instituições”, descreve a professora.

No TJSC, os acadêmicos puderam acompanhar as sessões da 1ª e 2ª Câmaras de Direito Público, assim como a história e detalhes de exposições marcantes do Museu do TJSC. Ainda foi possível conhecer o Tribunal Pleno.

“Em todas as sessões houve sustentação oral, o que é muito rico para os alunos. A possibilidade de eles verificarem, na prática, a seriedade, a formalidade, em que existe nessas sessões e a discussão das temáticas de uma forma mais aprofundada e o uso da linguagem jurídica perante o tribunal. Acredito que isso cause um impacto bastante importante para a vida acadêmica e, principalmente, na preparação profissional”, descreve.

Já na sede da OAB – SC, eles puderam interagir com a presidente da entidade, Cláudia Prudêncio e o secretário-geral adjunto, Thiago Degasperin. Eles fizeram um roteiro para conhecer a estrutura da seccional, o funcionamento da estrutura e os serviços oferecidos para quem inicia na profissão.

Conhecer para atuar
Para coordenadora do curso de Direito, professora Anna Mattoso, a visita é uma forma importante de aproximar os acadêmicos da sua rotina profissional. Ela salienta a importância de conhecer o funcionamento dos órgãos para e a possibilidade de saber mais sobre o momento de cada um deles durante o roteiro.
“É o local onde vão fazer defesas orais, seguir para apelações de processos e eles precisam saber circular, o funcionamento e como tudo vai acontecer quando eles estiveram lá. É rico por sempre haver um cerimonial com os desembargadores, em que eles conseguem entender o dia a dia do Tribunal de Justiça”, indica. “É importantíssimo esse contato para a prática jurídica. Tenho que saber o funcionamento dos órgãos da minha classe para saber, depois, atuar. Contribui muito para a iniciação profissional no mercado de trabalho”.

Victória Eduarda Mafra, acadêmica da 8º fase do curso, classifica a experiência como esclarecedora. Ela destaca a possibilidade que o grupo teve de conhecer as estruturas os órgãos e acompanhar sessões de julgamento.
“Entendo que foi um passeio muito didático e esclarecedor, permitindo que os alunos conhecessem melhor o funcionamento da Subseção da OAB/SC, bem como o TJSC”, descreve.

Noite Cultural Solidária do Curso de Pedagogia arrecada guloseimas

27 de outubro de 2006
Resultado final do Processo Seletivo de Estagiário para a Secretaria Acadêmica – 10/06/2010

10 de junho de 2010