22 de novembro de 2012

Curso de Direito da UNIFEBE realiza audiência simulada

Na noite de quarta-feira, 21, os acadêmicos do curso de Direito do Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE tiveram a oportunidade de participar de uma audiência simulada na área do Direito do Trabalho. O exercício prático faz parte da disciplina de Estágio Orientado de Prática Jurídica ministrada pela professora Adriana Bina da Silveira na 6ª fase do curso.

Para dar maior veracidade à atividade, foi convidado o Juiz de Direito da Vara do Trabalho, Hélio Henrique Garcia Romero, que presidiu a audiência simulada. Foram apresentados três casos que tramitam na respectiva vara. Durante a encenação o juiz conduziu os trabalhos de forma didática e orientando os acadêmicos sobre o andamento de uma audiência. Segundo ele é sempre muito importante que os acadêmicos tenham alguma inserção dentro do meio jurídico. “Todas as práticas de estágio, de acompanhamento e esses simulados são muito interessantes. Eu vou brincar com eles, forçando algumas situações não usuais e vou ver como eles vão se sair agora”, afirmou.

A acadêmica Anelise da Silva afirmou que essa é uma experiência diferente, mesmo já tendo participado de outra audiência simulada. “A atividade é importante porque quando entrarmos no mercado de trabalho saberemos como são os pontos de uma audiência”, disse.

Para a professora Adriana Bina, responsável pela atividade, o simulado empolga os acadêmicos na preparação da audiência, durante o estudo dos processos e por terem a responsabilidade de um ato tão importante que vai ser o dia a dia de suas carreiras. “Nós normalmente fazemos esse tipo de atividade no estágio, na qual o aluno é o juiz e nessa oportunidade foi convidado o Juiz Hélio que aceitou o convite pela segunda vez. É uma aula prática baseada em processos reais que tramitam na Vara do Trabalho de Brusque, com o cuidado de não sentenciar”, concluiu.

Texto: Elizandra Damasceno

Sindicont realiza mais um curso na Unifebe – 2009