20 de junho de 2017

Curso de edição gratuito finaliza com produção de filme

Print-resistencia2Após quatro meses de produção, o curso de extensão gratuito da UNIFEBE “Edição de Vídeo e Práticas de Filmagem” concluiu sua primeira turma. Idealizado pelo curso de Publicidade e Propaganda, os participantes tiveram 12 encontros com os professores Gustavo Presta, Ricardo Weschenfelder e Rafael Zen. O resultado foi o documentário (R)EXISTÊNCIA, que trata sobre questões de gênero,  e foi apresentado ao público na abertura da III Mostra de Cinema Galo de Gala, realizada no início do mês.

Durante o curso, os alunos vivenciaram as gravações de um documentário, decupagem de cenas, sincronização multicâmera, além de edição de vídeos pelo programa Adobe Premiére. As aulas foram realizadas às quartas à tarde, em um dos laboratórios de Criação Gráfica da Instituição.

— Estamos muito contentes com o resultado dessa primeira turma. Nossos alunos deram um retorno positivo quanto a essa abordagem de ensino: aprender edição de vídeo através de um projeto prático de filme curta-metragem. Foi desafiador, mas tenho certeza que ampliou o domínio dos alunos acerca das produções audiovisuais. Com certeza voltaremos a oferecer o curso.  — afirma o professor e coordenador do projeto Rafael Zen.

Para a aluna Eliandra Sabino a sensação final é de parceria e amizade.

— Ao fazer com que trabalhássemos juntos na construção de um filme, o curso se tornou muito mais do que uma ferramenta de ensino, mas um espaço de trocas de saberes horizontal – todos estávamos trabalhando por um mesmo propósito — conta.

Confira o documentário

Professores: Gustavo Presta, Ricardo Weschenfelder e Rafael Zen

Alunos: Armando Micelli, Constansa Becker, Eduardo Rosa, Fabiola Mota, Fernando Yuri Fantini, Jorge André Doro, Lia Sabino, Lucas Bueno, Marcele Frainer, Maria Beatriz, Rodrigo Carretero e Thais Ferrari.

Texto: Suellen Pereira Rodrigues
Assessoria de Comunicação Social/UNIFEBE