27 de março de 2019
por: Daiane Benso
Arthur Timm

Curso de Engenharia Civil avança mais uma etapa na concretização do Marco Geodésico de Brusque

Pontos com informações de latitude, longitude e altitude serão utilizados por engenheiros e demais profissionais

Os professores e acadêmicos do curso de Engenharia Civil do Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE) deram mais um importante passo na concretização do primeiro Marco Geodésico de Brusque: pontos com informações precisas de latitude, longitude e altitude.

No sábado e domingo, 23 e 24 de março, foi consolidada a segunda etapa do processo, que culminará com a homologação junto ao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Após a construção do marco, em novembro de 2018, foi feita a coleta de dados no final de semana para encontrar as coordenadas planialtimétricas (coordenados do plano e altura). As informações são precisas e foram coletadas por meio de um GPS Geodésico.

O coordenador do curso de Engenharia Civil, Jaison Homero de Oliveira Knoblauch, explica que a construção segue algumas etapas, que devem ser finalizadas ainda neste ano com a homologação. O IBGE reúne informações de estações de referência, com os seus respectivos valores de coordenadas e dados auxiliares, que constituem o Sistema Geodésico Brasileiro (SGB).

— Com as informações coletadas, realizaremos os trâmites burocráticos e encaminharemos ao IBGE. Após homologado, o marco poderá ser utilizado gratuitamente por engenheiros, arquitetos, topógrafos, agrimensores e demais profissionais da área — enfatiza.

Saiba mais

O termo geodésico é originário da palavra geodésia, ciência que estuda a forma, as dimensões, o campo de gravidade e a rotação da Terra. Assim, com sistemas de posicionamento por satélite, são construídos esses marcos, que, posteriormente, servirão como referência, já que é conhecida sua localização exata na superfície. No país, foram implantados principalmente pelo IBGE, Exército Brasileiro (EB) e prefeituras.

Emoção e euforia marcaram o Natal Solidário Unifebe

04 de dezembro de 2009
Reforma tributária é foco de atividade conjunta entre acadêmicos de Direito e Ciências Contábeis
Destaque