As professoras Luciane Oliveira da Rosa e Giselly C. Mondardo Brandalise, do curso de Pedagogia da UNIFEBE, foram as palestrantes da formação continuada realizada em maio, com os profissionais da Educação Infantil da rede pública de São João Batista.
A atividade, que reuniu cerca de 180 professores, monitores, auxiliares e gestores da educação infantil do município, contou com duas temáticas centrais. No período da manhã, utilizando imagens de práticas realizadas por profissionais da própria rede de ensino e de municípios da região, a professora Luciane falou sobre a Ação Pedagógica na Educação Infantil.
“As dinâmicas nos fizeram interagir e refletir sobre nossa prática pedagógica e as fotos de propostas realizadas pelos profissionais da rede nos instigaram a observar carinhosamente que é possível ir além, fazer diferente. Foi uma manhã de muito aprendizado e de grande valia para a formação de todos os profissionais da educação”, relatou a professora efetiva da rede e diretora da Escola de Educação Infantil Timbezinho II, Helena Camacho K. de Souza.
Já no período da tarde, a professora Giselly tratou dos Projetos Pedagógicos na Educação Infantil e as contribuições da neurociência. Na ocasião, a docente tratou do tema com o intuito de refletir sobre o papel dos professores e o desenvolvimento cerebral na primeira infância.
“A temática ampliou e fortaleceu nossos conhecimentos sobre esse campo científico da neurociência, sendo apresentada e discutida com um olhar sensível para a prática, tão importante quando nos referimos à primeira infância”, comentou a professora participante, Eloisa Muriely de Sousa Rodrigues.
A formação integra o Projeto de Extensão do Curso de Pedagogia “Formação de professores da Educação Básica” e contou com o auxílio e participação da acadêmica Rebeca Regina de Jesus Alves, da 3ª fase do curso. “O projeto foi criado em 2021, e se torna cada vez mais significativo na formação dos professores das redes de ensino. Temos em nosso curso uma equipe cada vez mais atualizada e preparada para as necessidades da formação docente. Diante de um cenário tecnológico, com novas políticas de formação, reformas curriculares, como a Base Nacional Comum Curricular, que ainda se faz necessário aprofundar seu estudo e fazer a transposição didática, exigindo do professor a formação permanente”, enaltece a coordenadora de Pedagogia da UNIFEBE, professora Eliane Kormann.
Confira algumas fotos da formação: