notícias colégio
Notícias
10 de maio de 2023
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

Mostra de Arquitetura e Urbanismo revela análise dos acadêmicos sobre as paisagens urbanas de Brusque

Fotos ficarão expostas até dia 19 de maio, no térreo do Bloco D.

As fotos em preto e branco, expostas no térreo do Bloco D, são recortes da análise da paisagem urbana de Brusque, realizada pelos acadêmicos da 1ª fase de Arquitetura e Urbanismo, no componente curricular de Estudos Ambientais. As imagens foram feitas pelos próprios estudantes durante uma visita à região central do município, como a Praça da Cidadania, Praça Barão do Schneeburg, Avenida Cônsul Carlos Renaux, Rua Barão do Rio Branco e João Bauer.

“Com a realização dessa atividade imagina-se que, ao percorrer as ruas da cidade, é possível identificar aspectos que no cotidiano, passariam despercebidos, mas que ao serem analisados técnica e cientificamente, caracterizam uma leitura crítica da cidade, sendo possível identificar aspectos positivos e negativos, que se abrem às futuras propostas e intervenções”, comenta a professora Alexssandra da Silva Fidelis.

A observação técnica é realizada anualmente no componente curricular. No entanto, a partir deste ano, passaram a compor também o passeio Jane’s Walk, realizado em mais de 500 cidades em todo o mundo, visando à comemoração do nascimento de Jane Jacobs, no mês de maio.  Mundialmente, os passeios analisam os aspectos existentes nas cidades e relacionados com infraestrutura, qualidade do meio urbano, atratividades, presença de pessoas e principalmente, aspectos relacionados com a segurança. Na atividade, os estudantes aplicaram os conceitos de diversos estudiosos na leitura da cidade, com destaque para Jane Jacobs, autora do livro Morte e Vida de Grandes Cidades.

Antes de visitar o Centro, os estudantes leram e debateram em sala de aula diversos conceitos técnicos. “Aos poucos pude perceber a mudança de uma visão desatenta sobre a cidade para um olhar mais técnico e crítico, observando o que poderia ser modificado e melhorado para uma melhor qualidade de vida da população. Além disso, foi muito necessário conseguir observar esses conceitos na prática e poder relacionar com o conhecimento obtido em sala de aula. Acredito que a exposição com as fotografias do centro de Brusque e as anotações relacionadas aos livros são importantes não só apenas para os estudantes do curso de Arquitetura e Urbanismo, mas também para trazer conhecimento a todos os cidadãos, já que o material visa refletir sobre a importância de uma cidade mais segura, acessível e confortável”, enfatiza a acadêmica Sofia Tromm Venturelli.

Para o coordenador de Arquitetura e Urbanismo, professor Marcelius de Oliveira Aguiar, o sair da sala de aula para aplicar os conhecimentos é essencial para a formação profissional.  “O principal intuito desses momentos é desenvolver no futuro arquiteto e urbanista um senso crítico sobre a cidade, sobre os equipamentos e a importância deles, para que os espaços sejam acessíveis e atendam aos anseios da população”, destaca o coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo, professor Marcelius de Oliveira Aguiar.

A Mostra Análise Urbana Aplicada: estudos ambientais do Centro de Brusque estará exposta até dia 19 de maio.

Prestigie!

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

Unifebe na Comunidade é realizado nesta semana

Unifebe na Comunidade é realizado nesta semana


15 de setembro de 2008
Mensageiro dos Sonhos premia acadêmicas de moda com bolsas de estudo
UNIFEBE

Mensageiro dos Sonhos premia acadêmicas de moda com bolsas de estudo


17 de dezembro de 2013
Acadêmicos de Direito participam de oficina sobre Processo Judicial Eletrônico
UNIFEBE

Acadêmicos de Direito participam de oficina sobre Processo Judicial Eletrônico


10 de março de 2015
Skip to content