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23 de abril de 2025
por: Marcelo Gouvêa
Marcelo Gouvêa

Curso de Pedagogia promove visita técnica e oficina de arte

Acadêmicos da 7.ª fase desenvolveram atividades no Parque das Esculturas

Uma atividade realizada como parte do componente curricular Arte: saberes e práticas, possibilitou a visita técnica de acadêmicos do curso de Pedagogia ao Parque das Esculturas Ilse Teske. A iniciativa, acompanhada pela professora Louise Clemente também contou com uma oficina, desenvolvida com a arte-educadora da Fundação Cultural de Brusque, Andreia Dirschnabel.
Ela foi responsável pela mediação da visita. A programação ainda contou com a atividade prática com aquarela. “A mediação foi fundamental para as acadêmicas compreenderem o espaço como um verdadeiro museu de arte ao ar livre, de grande valor cultural para a cidade de Brusque e para o nosso país. Durante o percurso, foi possível desenvolver o olhar sensível e apreciativo em relação às esculturas, explorando formas, texturas e significados que as obras carregam, descreve a professora Louise.
Ela destaca as informações repassadas durante a visita, como detalhes sobre os artistas que colaboraram com as obras presentes no parque, como os brasileiros Oscar Niemeyer, Amílcar de Castro e Francisco Brennand. Elas são parte dos Simpósios Internacionais de Esculturas de Brusque, que foram realizados anualmente entre 2001 e 2007.

Segundo a professora, a vivência no parque colaborou com a ampliação dos repertórios e entendimentos sobre a arte. “A atividade favoreceu a fixação dos conteúdos abordados, promovendo a experimentação artística e fortalecendo a conexão entre apreciação e criação. Esse momento foi de grande importância na formação das futuras pedagogas, promovendo um crescimento artístico e cultural, além de inspirar reflexões sobre a importância da arte em processos educativos”, afirma.
De acordo com a coordenadora do curso de Pedagogia, professora Eliane Kormann, a capacidade de integração de teoria e prática da atividade, em um contexto cultural, é de significativa relevância. Ela salienta o papel da atividade em promover a valorização da arte.
“A visita ao Parque das Esculturas, um espaço com 40 obras esculpidas em mármore, de artistas de várias partes do mundo, considerado o maior do gênero ao ar livre, da América do Sul, ampliou os repertórios das acadêmicas e fortaleceu a valorização da arte como elemento essencial na formação docente. Atividades como esta enriquecem o percurso formativo e conectam a educação à sensibilidade e à cultura”, pontua.

Do parque para a sala
A acadêmica Camila Dada acredita que, como futuras professoras, a experiência possibilitou perceber a capacidade de inspiração para práticas pedagógicas sensíveis, criativas e conectadas com a cultura local que espaços como o parque proporcionam. De acordo com ela, momentos como o proporcionado pela visita poderiam colaborar com as práticas em sala de aula.
“Conhecer de perto as obras e a história por trás desse, o qual é considerado o maior parque de esculturas da América do Sul, nos fez refletir sobre a importância da arte na formação humana”, descreve.

Para a acadêmica Jussara Melim, a visita foi uma oportunidade para conhecer mais sobre o parque e sua importância para a cidade. “Durante o percurso, aprendemos sobre algumas obras, que pudemos tocar e apreciar em cada detalhe”, afirma.

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