10 de maio de 2021
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

Curso de Pedagogia realiza visitas técnicas em espaços educacionais não formais

Acadêmicos da 7ª fase do curso visitaram o Espaço Multidisciplinar Santa Ana e o Espaço Extracurricular de Educação Renascer.

Com o intuito de apresentar os diferentes campos de atuação e inserção do pedagogo no mercado de trabalho, o curso de Pedagogia do Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE) realizou visitas técnicas em espaços educacionais distintos, diferentes das escolas tradicionais. Nos dias 20 e 27 de abril, os acadêmicos da 7ª fase do curso visitaram o Espaço Multidisciplinar Santa Ana e o Espaço Extracurricular de Educação Renascer, em Brusque.

A atividade foi desenvolvida na disciplina de Pedagogia em Espaços Múltiplos de Educação, ministrada pela professora Fabiani Cervi Colombi. “Conhecer de perto esses locais permitiu que as estudantes notassem características da educação não formal, como flexibilidade na forma de organização e métodos, a atuação do docente e a organização do espaço físico”, explica Fabiani.

A visita no Espaço Multidisciplinar Santa Ana possibilitou que a acadêmica Paula Eduarda Gulini ampliasse suas perspectivas de atuação com a Pedagogia. “A visita nos mostrou o quanto a Pedagogia proporciona vivências e práticas educativas que agregam e contribuem muito na vida de cada criança. As pessoas que lá trabalham nos mostraram quantas possibilidades existem no desempenho de suas funções e que onde houver prática educativa haverá pedagogia e motivação para transformar a vida dessas crianças”, enfatiza Paula.

Debora Daltroso Kohler participou da visita no Espaço Extracurricular de Educação Renascer e considerou a atividade essencial para sua formação. “Poder sair da sala de aula e visitar lugares novos com propostas diferenciadas da “escola formal”, auxiliam a visualizar novos horizontes, a fazer uma comparação do que aprendemos na teoria, com a prática que é vivenciada no dia a dia da escola. O ensino naquele local tem como prioridade a formação integral da criança, levando em conta sua autonomia e seu desenvolvimento emocional, algo que nos faz refletir muito sobre o respeito e a ética que devemos ter com as crianças, enquanto pedagogos”, pontua Debora.

De acordo com a coordenadora do curso de Pedagogia da UNIFEBE, Eliane Kormann, as visitas técnicas são um importante contato do futuro profissional com o mercado de trabalho. “Existem múltiplos espaços para atuação do pedagogo além dos ambientes não escolares. Atualmente estes locais exigem do profissional uma preparação específica e atributos que o habilitem às particularidades e objetivos que possuem e que os diferenciam dos espaços escolares. Nesse sentido, o Curso de Pedagogia da UNIFEBE proporciona as visitas técnicas a diferentes locais, tanto em espaços de educação formal e não formal, um diferencial na formação dos nossos acadêmicos”, conclui Eliane.

Estudantes de Direito apresentam trabalhos de conclusão

30 de junho de 2015
Pró-Reitoria de Administração apresenta previsão orçamentária

18 de março de 2009