Duas palestras sediadas na UNIFEBE debateram as diferentes experiências promovidas pela literatura e possíveis estratégias para estimular o hábito da leitura no ambiente educacional. O evento, que contou com a participação do escritor, pesquisador e professor Clécio Bunzen, vinculado à Universidade Federal de Pernambuco, foi acompanhado por professores da educação infantil e do ensino fundamental e acadêmicos da UNIFEBE.
Juliana Cavalheiro Leite é acadêmica da 7.ª fase do curso de Pedagogia e afirma que a programação a ajudou conhecer mais sobre os livros e a relação dos professores com a diversidade de possibilidades relacionadas às produções.
“Isso faz com que possamos ter um olhar mais crítico e sensível na escolha de um livro. É preciso conhecer que não devemos apenas realizar a leitura para os nossos alunos, mas também apresentar o livro para eles”, avalia.
Para a coordenadora dos cursos de Pedagogia e Pedagogia – Anos Iniciais, professora Gissele Prette, o debate reforça o papel da literatura na educação além de proporcionar a oportunidade de refletir sobre a escola, a infância e o papel do professor. Segundo ela, a programação colabora para a construção de uma educação viva, humana e comprometida com o ato de ensinar e aprender.
“Este é um evento que representa uma ação significativa de integração entre o curso de Pedagogia, GPLP e as comunidades acadêmica e externa. Reafirma o compromisso da nossa universidade em promover o encontro de saberes, experiências e pessoas, fortalecendo o papel formador e transformador da educação”, indica.
A programação do VI Educação em Diálogo com a Comunidade foi organizada pelo curso de Pedagogia da UNIFEBE e o pelo Grupo de Professores de Língua Portuguesa e Linguagens (GPLP), vinculado à Linha de Pesquisa Linguagens, Arte e Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação da FURB, contou com dois dias. O grupo, coordenado pela professora Otilia Lizete de Oliveira Martins Heinig, é voltado ao estudo da língua portuguesa e linguagens e reúne os profissionais de diferentes municípios do Vale do Itajaí.
Edição comemorativa
Dos encontros mensais do GPLP, promovidos ao longo de 25 anos, resultaram dois livros: “Baú de práticas: socialização de projetos de letramentos”, de 2013, e o “Baú de práticas II: há 20 anos tecendo memórias entre olhares, escutas e palavras”, de 2021. Ambas as obras reúnem textos de professores que compõem o grupo e foram organizadas pela coordenadora.
De acordo com ela, os temas abordados ao longo da programação colaboram para a compreensão do papel da mediação da leitura literária e maneiras de apresentar, auxiliam na construção de sentido e estimulam os próprios estudantes. “Tivemos uma grande aula sobre livro de imagem e livros ilustrados, porque a leitura de imagens não é uma coisa que a gente estuda. Então, foi para nós uma novidade muito boa e muito importante para entendermos a distribuição do texto na página, as diferentes ilustrações e os sentidos eles constroem sozinhas em um livro de imagem ou com um texto num livro ilustrado. Foi um grande evento para nós e coroou nosso grupo”, avalia.