notícias colégio
Notícias
26 de novembro de 2025
por: Marcelo Gouvêa
Marcelo Gouvêa

Curso de Pedagogia reúne professores de Língua Portuguesa para debater educação e literatura

Atividade desenvolvida com o Grupo de Professores de Língua Portuguesa (GPLP) contou com palestra do pesquisador e professor Clecio Bunzen

Duas palestras sediadas na UNIFEBE debateram as diferentes experiências promovidas pela literatura e possíveis estratégias para estimular o hábito da leitura no ambiente educacional. O evento, que contou com a participação do escritor, pesquisador e professor Clécio Bunzen, vinculado à Universidade Federal de Pernambuco, foi acompanhado por professores da educação infantil e do ensino fundamental e acadêmicos da UNIFEBE.

Juliana Cavalheiro Leite é acadêmica da 7.ª fase do curso de Pedagogia e afirma que a programação a ajudou conhecer mais sobre os livros e a relação dos professores com a diversidade de possibilidades relacionadas às produções.

“Isso faz com que possamos ter um olhar mais crítico e sensível na escolha de um livro. É preciso conhecer que não devemos apenas realizar a leitura para os nossos alunos, mas também apresentar o livro para eles”, avalia.

Para a coordenadora dos cursos de Pedagogia e Pedagogia – Anos Iniciais, professora Gissele Prette, o debate reforça o papel da literatura na educação além de proporcionar a oportunidade de refletir sobre a escola, a infância e o papel do professor. Segundo ela, a programação colabora para a construção de uma educação viva, humana e comprometida com o ato de ensinar e aprender.

“Este é um evento que representa uma ação significativa de integração entre o curso de Pedagogia, GPLP e as comunidades acadêmica e externa.  Reafirma o compromisso da nossa universidade em promover o encontro de saberes, experiências e pessoas, fortalecendo o papel formador e transformador da educação”, indica.

A programação do VI Educação em Diálogo com a Comunidade foi organizada pelo curso de Pedagogia da UNIFEBE e o pelo Grupo de Professores de Língua Portuguesa e Linguagens (GPLP), vinculado à Linha de Pesquisa Linguagens, Arte e Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação da FURB, contou com dois dias. O grupo, coordenado pela professora Otilia Lizete de Oliveira Martins Heinig, é voltado ao estudo da língua portuguesa e linguagens e reúne os profissionais de diferentes municípios do Vale do Itajaí.

Edição comemorativa
Dos encontros mensais do GPLP, promovidos ao longo de 25 anos, resultaram dois livros: “Baú de práticas: socialização de projetos de letramentos”, de 2013, e o “Baú de práticas II: há 20 anos tecendo memórias entre olhares, escutas e palavras”, de 2021. Ambas as obras reúnem textos de professores que compõem o grupo e foram organizadas pela coordenadora.

Conforme a professora Otilia, a edição comemorativa do evento teve como foco a mediação de leitura no contexto escolar. Ela também destaca a demonstração da arte de contar histórias, apresentada pelo professor Emiliano Daniel de Souza, e como a adoção de diferentes estratégias pode enriquecer a experiência de leitura.
“Não adianta uma escola ter um cantinho de leitura, ter livros e não ter um mediador. No primeiro momento, o professor Clécio falou sobre esse aspecto da mediação docente, o papel do professor e o trabalho com o livro. Ele também falou sobre o livro ilustrado e o livro de imagens. Então, como ler não só o texto verbal, mas também o texto imagético, todas as implicações que há tem em torno disso”, descreve.

De acordo com ela, os temas abordados ao longo da programação colaboram para a compreensão do papel da mediação da leitura literária e maneiras de apresentar, auxiliam na construção de sentido e estimulam os próprios estudantes. “Tivemos uma grande aula sobre livro de imagem e livros ilustrados, porque a leitura de imagens não é uma coisa que a gente estuda. Então, foi para nós uma novidade muito boa e muito importante para entendermos a distribuição do texto na página, as diferentes ilustrações e os sentidos eles constroem sozinhas em um livro de imagem ou com um texto num livro ilustrado. Foi um grande evento para nós e coroou nosso grupo”, avalia.

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

Acadêmicos da UNIFEBE desenvolvem jogos educativos focados nos anos iniciais
Letras/Inglês

Acadêmicos da UNIFEBE desenvolvem jogos educativos focados nos anos iniciais


06 de dezembro de 2023
Oficina na UNIFEBE constrói placas solares

Oficina na UNIFEBE constrói placas solares


25 de setembro de 2012
Comunicado 17/06 – Reserva de Vagas para Alunos Veteranos

Comunicado 17/06 – Reserva de Vagas para Alunos Veteranos


13 de novembro de 2006
Skip to content