13 de abril de 2015

Curso de Pedagogia se prepara para viajar a Portugal e conhecer a Escola da Ponte

Terminou no sábado (11), o curso preparatório para a viagem a Portugal “Conhecendo uma pedagogia alternativa: Vamos a Portugal na Escola da Ponte?”, organizada pelo curso de Pedagogia e a assessoria de Internacionalização do Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE.

O encerramento do curso preparatório contou com a presença do professor José Marcelo Freitas de Luna, que faz parte do Grupo de Estudos Linguísticos e Ensino – PPGE/ Univali e é Professor Visitante da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Ele palestrou sobre o tema “O Curso de Pedagogia em Portugal: como se dá a formação de professores?” O professor falou sobre a formação dos professores para a Educação Básica, em um país multicultural.

Durante o curso foram trabalhados os temas “Escola da Ponte: Contextualização”, “Outras possibilidades: Pedagogia Celestin Freinet”, “Pedagogia por Projetos: experiências que deram certo” e “Conhecendo melhor Portugal: aspectos políticos, econômicos e sociais”.

Internacionalização

Segundo a coordenadora do curso, professora Marcilene Pöpper Gomes, em 2014 foi oficializado o sonho de realizar uma viagem internacional pelo curso de Pedagogia. O grupo embarca a Portugal para conhecer a Escola da Ponte na sexta-feira, 17.

“Este projeto se justifica quando no curso de Pedagogia nas diferentes disciplinas que compõem a matriz curricular, busca apresentar aos acadêmicos as possibilidade de viver o processo ensino aprendizagem de maneira que possa transcender o currículo tradicional”, explica a coordenadora.

Segundo Marcilene, o desejo constante no curso é que se possa cada vez mais aproximar teoria da prática.” Desde a primeira fase os acadêmicos participam do projeto acadêmico interdisciplinar e na 5ª fase iniciam o estágio supervisionado. No entanto, temos procurado ampliar essas possibilidades por meio de viagem de estudo”, conta.

Escola da Ponte

O educador português José Pacheco, idealizador e fundador da Escola da Ponte, desenvolveu um método pedagógico no qual é valorizado o conhecimento do aluno. “É isso que queremos identificar, como esse processo acontece a partir de uma organização pedagógica muito diferente das que costumamos presenciar em nossas escolas de Brusque e região”, diz Marcilene.
Irão participar da viagem acadêmicos do curso de Pedagogia, professores, egressos e membros da comunidade.

Texto: Suellen Pereira Rodrigues / Fotos: Marcilene Pöpper Gomes
imprensa@unifebe.edu.br
47-3211-7223

UNIFEBE promoverá Hackathon de Inovação em Materiais para Construção Sustentável