notícias colégio
Notícias
13 de abril de 2015

Curso de Pedagogia se prepara para viajar a Portugal e conhecer a Escola da Ponte

Terminou no sábado (11), o curso preparatório para a viagem a Portugal “Conhecendo uma pedagogia alternativa: Vamos a Portugal na Escola da Ponte?”, organizada pelo curso de Pedagogia e a assessoria de Internacionalização do Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE.

O encerramento do curso preparatório contou com a presença do professor José Marcelo Freitas de Luna, que faz parte do Grupo de Estudos Linguísticos e Ensino – PPGE/ Univali e é Professor Visitante da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Ele palestrou sobre o tema “O Curso de Pedagogia em Portugal: como se dá a formação de professores?” O professor falou sobre a formação dos professores para a Educação Básica, em um país multicultural.

Durante o curso foram trabalhados os temas “Escola da Ponte: Contextualização”, “Outras possibilidades: Pedagogia Celestin Freinet”, “Pedagogia por Projetos: experiências que deram certo” e “Conhecendo melhor Portugal: aspectos políticos, econômicos e sociais”.

Internacionalização

Segundo a coordenadora do curso, professora Marcilene Pöpper Gomes, em 2014 foi oficializado o sonho de realizar uma viagem internacional pelo curso de Pedagogia. O grupo embarca a Portugal para conhecer a Escola da Ponte na sexta-feira, 17.

“Este projeto se justifica quando no curso de Pedagogia nas diferentes disciplinas que compõem a matriz curricular, busca apresentar aos acadêmicos as possibilidade de viver o processo ensino aprendizagem de maneira que possa transcender o currículo tradicional”, explica a coordenadora.

Segundo Marcilene, o desejo constante no curso é que se possa cada vez mais aproximar teoria da prática.” Desde a primeira fase os acadêmicos participam do projeto acadêmico interdisciplinar e na 5ª fase iniciam o estágio supervisionado. No entanto, temos procurado ampliar essas possibilidades por meio de viagem de estudo”, conta.

Escola da Ponte

O educador português José Pacheco, idealizador e fundador da Escola da Ponte, desenvolveu um método pedagógico no qual é valorizado o conhecimento do aluno. “É isso que queremos identificar, como esse processo acontece a partir de uma organização pedagógica muito diferente das que costumamos presenciar em nossas escolas de Brusque e região”, diz Marcilene.
Irão participar da viagem acadêmicos do curso de Pedagogia, professores, egressos e membros da comunidade.

Texto: Suellen Pereira Rodrigues / Fotos: Marcilene Pöpper Gomes
Publicado por: Assessoria de Comunicação Social
imprensa@unifebe.edu.br
47-3211-7223

Postagens relacionadas

Resultado Final do Processo Seletivo de Estagiário para o Núcleo de Prática Jurídica – 17/09/2009

Resultado Final do Processo Seletivo de Estagiário para o Núcleo de Prática Jurídica – 17/09/2009


17 de setembro de 2009
Formatura de Tecnologia em Cerâmica

Formatura de Tecnologia em Cerâmica


20 de outubro de 2005
Acadêmicos da Unifebe auxiliam no Mutirão da Conciliação

Acadêmicos da Unifebe auxiliam no Mutirão da Conciliação


10 de dezembro de 2008
Skip to content