A primeira edição do Piquenique da Publicidade e Propaganda, promovido com acadêmicos do curso de Publicidade e Propaganda da UNIFEBE, marcou a visita técnica realizada ao Parque das Esculturas Ilse Teske. No local, além de momento de interação entre a turma, foi possível conhecer a história e particularidades de cada escultura com a artista e professora Vânia Gevaerd.
Durante a visita, foram apresentados ainda os conceitos e ideias relacionadas com a representação das esculturas. A atividade também detalhou sobre cada um dos artistas com obras expostas no Parque e a sua importância cultural. A estrutura conta com obras idealizadas por nomes como: Tomie Ohtake, Gio Pomodoro, Francisco Brennand, Oscar Niemeyer e Amilcar De Castro.
“Aproximar o acadêmico desse contexto e possibilitar que reconheçam parte da história narrada em cada escultura com a homenagem a uma cidade, a materialização de um período da arte ou a crítica política manifestada em diversos monumentos é importante”, descreve a professora Alexssandra da Silva Fidelis.
Ela salienta a possibilidade de confraternização e do reforço do papel da cultura para a atuação dos futuros publicitários. “Foi satisfatório identificar o interesse dos acadêmicos e a surpresa demonstrada diante da história e materialidade de cada escultura. Penso que o evento alcançou o objetivo de aproximar o acadêmico da arte e da cultura, instigando-os à reflexão, aprimoramento intelectual e ampliação de repertório, tão importante para todos, inclusive para as mentes criativas”, afirma.
Valorização cultural
Para o coordenador dos cursos de Publicidade e Propaganda e Design Gráfico, professor Thiago dos Santos, a visita técnica é uma experiência que enriquece tanto o conhecimento cultural quanto a sensibilidade dos futuros publicitários. Ambas são características indicadas por ele como fundamentais para a atuação profissional voltada para a “criação, interpretação de cenários e construção de significados”.
Ele ressalta a contribuição que a participação de Vânia teve para enriquecer a experiência proporcionada aos acadêmicos. “Ter sido guiados por uma artista, que conhece o acervo e a história do Parque, foi um grande diferencial. Isso permitiu que os estudantes do curso tivessem uma visão mais profunda, indo além do aspecto superficial ou turístico e acessassem o contexto histórico, simbólico e cultural das obras”, descreve. “Essa imersão enriquece o olhar dos alunos, estimula a reflexão crítica e amplia a capacidade de interpretar o mundo, habilidades estas indispensáveis para quem deseja atuar de forma criativa e estratégica na Publicidade”.
A acadêmica Larini Tomasoni da Silva acredita que a visita auxiliou a ampliar a percepção sobre o Parque, ao conhecer as dificuldades e contextos relacionados aos artistas e obras presentes da área. “Perceber como as esculturas se relacionam tanto com o ambiente natural quanto com momentos importantes da nossa história, como a ditadura militar chamou-me a atenção. Estar em contato direto com essas obras fez-me refletir sobre o papel da arte na preservação da memória e na construção da cultura, aspectos importantes para quem pretende trabalhar na área da comunicação”, afirma.
O roteiro, como descreve a acadêmica, serviu de imersão na história e significados relacionados ao Parque. Segundo ela, a experiência ressaltou a percepção da estrutura como um espaço de aprendizado e de valorização da cultura, arte e história.