notícias colégio
Notícias
22 de outubro de 2025
por: Marcelo Gouvêa
Marcelo Gouvêa

Curso de Tecnologia Educacional realiza visita técnica ao Museu WEG de Ciência e Tecnologia

Espaço interativo reúne momentos importantes da história dos fundadores da empresa de Jaraguá do Sul

Uma experiência imersiva foi proporcionada aos acadêmicos do curso de Tecnologia Educacional da UNIFEBE, participantes da visita técnica realizada ao Museu WEG de Ciência e Tecnologia, na cidade de Jaraguá do Sul. A atividade fez parte do componente curricular de Formação Docente para as Tecnologias Educacionais.
Segundo a professora Juliana Pedroso Bruns, responsável pelo componente e que acompanhou o roteiro, a visita promoveu a aproximação entre os conhecimentos teóricos e a prática profissional. Ela destaca o estímulo da estimulou compreensão crítica sobre o papel das tecnologias na formação humana e no processo educativo.
“A experiência possibilitou refletir sobre a relação entre ciência, tecnologia e educação, ampliando o olhar dos futuros docentes para o potencial pedagógico dos espaços não formais de aprendizagem”, descreve.
Segundo a acadêmica da 7.ª fase do curso, Kethilyn de Freitas Gonçalves Silva, a visita foi enriquecedora. Ela ressalta a boa recepção e a oportunidade de conhecer a estrutura que considera moderna e preparada para proporcionar uma visita de qualidade.
“O museu apresenta de forma interativa a história dos três grandes gênios que fundaram a empresa e revolucionaram a indústria com a criação de motores elétricos inovadores. Além disso, mostra como a WEG evoluiu ao longo do tempo, tornando-se uma referência mundial com tecnologias e equipamentos de última geração”, resume.

História e tecnologia
Conforme o coordenador do curso, professor Fernando Luís Merízio, atividades como visitas técnicas são importantes no curso, pois permitem o acesso a outros estabelecimentos em diferentes áreas, ampliando as referências nas áreas de estudo. Segundo ele, o espaço escolhido é privilegiado por sua estrutura, que une ciência e história.
“Esses momentos são bastante ricos e o curso proporciona vários deles ao longo da formação para que os nossos alunos possam ter esse contato e, dessa forma, obtenham um incremento significativo em termos de acesso a outras tecnologias, formas de expressão cultural, expandindo aquilo que nós trabalhamos no nosso processo cotidiano de ensino- aprendizagem”, descreve.

O coordenador ressalta a participação dos professores no mapeamento de atividades que aproximam os acadêmicos de experiências que complementam a formação e os preparam para a vida profissional. Ela exemplifica com a escolha do Museu e a abordagem aprendida pode ser adaptada para outros contextos educacionais.

 

“É um local que estimula a curiosidade e a criatividade de uma maneira lúdica, e esses são elementos fundamentais para o processo de formação dos nossos estudantes. Trabalhar toda a questão da ciência e da história a partir de uma interatividade bastante evidente demonstra uma excelente perspectiva sobre como eles também podem pensar em trazer esse formato para a educação e quando estiverem na função de professores. Além de todo o conhecimento histórico, há também a possibilidade de usar a criatividade para aplicar o que eles viram no processo de ensino-aprendizagem que eles conduzirão, seja no estágio, seja no futuro”, projeta.

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

Em visita técnica à Havan, estudantes de Publicidade e Propaganda aprendem sobre promoção de vendas e merchandising
Publicidade e Propaganda

Em visita técnica à Havan, estudantes de Publicidade e Propaganda aprendem sobre promoção de vendas e merchandising


12 de junho de 2024
Palestra mostra benefícios da Mediação e Arbitragem

Palestra mostra benefícios da Mediação e Arbitragem


25 de maio de 2011
UNIFEBE inicia projeto paisagístico do Bloco da Saúde
Destaque

UNIFEBE inicia projeto paisagístico do Bloco da Saúde


28 de outubro de 2020
Skip to content