notícias colégio
Notícias
19 de outubro de 2009

Curso Vida ativa recebe o mochileiro e a analista

A maturidade não esmoreceu os olhos curiosos e atentos das alunas do Curso de Extensão Vida Ativa da Unifebe – Centro Universitário de Brusque, que durante a tarde desta segunda-feira, dia 19, participaram das palestras "As dependências afetivas e as dificuldades em lidar com frustrações", ministrada pela professora doutora Maria do Rosário Stotz, e "A experiência de escrever", com a participação do fotógrafo belga, Philippe Debled.

Na oportunidade, os palestrantes também divulgaram o livro "O mochileiro e a analista: aventuras do viajante belga e as interpretações da professora de Psicologia". A obra descreve os conflitos existenciais do viajante e fotógrafo belga, Philippe Debled, que explorou o Vietnam, Nepal e os Annapurnas na cordilheira do Himalaia, passando por Bali até vir para Florianópolis, onde conseguiu superar a dependência com drogas. Constam ainda diálogos entre o mochileiro e a analista, professora Maria do Rosário Stotz, que explica, comenta sobre a crise existencial, o sofrimento e as interpretações da psicologia acerca da dependência do fotógrafo.

As palestras realizadas tiveram como objetivo descrever como se organiza psicologicamente um sujeito, segundo o olhar psicanalítico, destacando as diversas crises vivenciadas ao longo da vida. Debled também falou do processo de transcrição, como foi escrever sua história, as dificuldades e gratificações. O tema despertou o interesse e participação das alunas do Curso Vida Ativa, que contaram histórias e experiências vividas, casos ocorridos em suas famílias e questões pessoais íntimas, ligadas às carências afetivas.

Maria do Rosário colocou ainda em pauta o nascimento e criação dos filhos, a importância em se colocar limites, mesmo sabendo que a dependência é uma condição natural do ser humano. "É preciso explicar e entender que por mais que eu queira tudo, eu não posso ter tudo. A dependência é uma questão própria do ser humano, que já nasce dependendo de outra pessoa para sobreviver. Nunca vamos ter tudo, a única garantia que temos é que podemos e devemos tentar. Porém, às vezes, esquecemos de ensinar isso aos nossos filhos e, principalmente, de colocarmos limite em nós mesmos", explica.

O Vida Ativa é um curso de extensão que pretende inserir os participantes no contexto universitário, promovendo a aprendizagem baseada em histórias de vida. Ele integra o Programa Permanente Voltando à Escola, que propõe a ampliação de conhecimentos sobre diferentes temas da atualidade. O curso desenvolve a cidadania e busca políticas de valorização, respeito e inclusão social.

 

Publicado por: Assessoria de Comunicação Social
Texto e fotos: Natália Uriarte Vieira

 

Postagens relacionadas

Formação Continuada Geral 2023.2 inicia no dia 10 de julho
Destaque

Formação Continuada Geral 2023.2 inicia no dia 10 de julho


20 de junho de 2023
Estudantes contemplados com o Bolsa Mérito receberão por seis meses bolsa de R$ 390 mensais
Bolsas de Estudo

Estudantes contemplados com o Bolsa Mérito receberão por seis meses bolsa de R$ 390 mensais


02 de agosto de 2022
Professores da UNIFEBE compõem Diretoria Executiva e Conselho Editorial da Casa de Brusque
Universidade Comunitária

Professores da UNIFEBE compõem Diretoria Executiva e Conselho Editorial da Casa de Brusque


06 de agosto de 2019
Skip to content