19 de outubro de 2009

Curso Vida ativa recebe o mochileiro e a analista

A maturidade não esmoreceu os olhos curiosos e atentos das alunas do Curso de Extensão Vida Ativa da Unifebe – Centro Universitário de Brusque, que durante a tarde desta segunda-feira, dia 19, participaram das palestras "As dependências afetivas e as dificuldades em lidar com frustrações", ministrada pela professora doutora Maria do Rosário Stotz, e "A experiência de escrever", com a participação do fotógrafo belga, Philippe Debled.

Na oportunidade, os palestrantes também divulgaram o livro "O mochileiro e a analista: aventuras do viajante belga e as interpretações da professora de Psicologia". A obra descreve os conflitos existenciais do viajante e fotógrafo belga, Philippe Debled, que explorou o Vietnam, Nepal e os Annapurnas na cordilheira do Himalaia, passando por Bali até vir para Florianópolis, onde conseguiu superar a dependência com drogas. Constam ainda diálogos entre o mochileiro e a analista, professora Maria do Rosário Stotz, que explica, comenta sobre a crise existencial, o sofrimento e as interpretações da psicologia acerca da dependência do fotógrafo.

As palestras realizadas tiveram como objetivo descrever como se organiza psicologicamente um sujeito, segundo o olhar psicanalítico, destacando as diversas crises vivenciadas ao longo da vida. Debled também falou do processo de transcrição, como foi escrever sua história, as dificuldades e gratificações. O tema despertou o interesse e participação das alunas do Curso Vida Ativa, que contaram histórias e experiências vividas, casos ocorridos em suas famílias e questões pessoais íntimas, ligadas às carências afetivas.

Maria do Rosário colocou ainda em pauta o nascimento e criação dos filhos, a importância em se colocar limites, mesmo sabendo que a dependência é uma condição natural do ser humano. "É preciso explicar e entender que por mais que eu queira tudo, eu não posso ter tudo. A dependência é uma questão própria do ser humano, que já nasce dependendo de outra pessoa para sobreviver. Nunca vamos ter tudo, a única garantia que temos é que podemos e devemos tentar. Porém, às vezes, esquecemos de ensinar isso aos nossos filhos e, principalmente, de colocarmos limite em nós mesmos", explica.

O Vida Ativa é um curso de extensão que pretende inserir os participantes no contexto universitário, promovendo a aprendizagem baseada em histórias de vida. Ele integra o Programa Permanente Voltando à Escola, que propõe a ampliação de conhecimentos sobre diferentes temas da atualidade. O curso desenvolve a cidadania e busca políticas de valorização, respeito e inclusão social.

Texto e fotos: Natália Uriarte Vieira

Curso de Gestão Empresarial recebe presidente da ABDI

15 de fevereiro de 2007
UNIFEBE e Universidade Politécnica da Flórida assinam acordo de cooperação internacional