Agregar conhecimento prático e conhecer o mercado de trabalho são alguns dos propósitos das visitas técnicas, promovidas pelos cursos de Graduação do Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE). As atividades integram o cronograma das disciplinas e são propostas de acordo com o conteúdo abordado em sala de aula.
BorgWarner PowerDrive Systems
Também em outubro, os acadêmicos de Administração e Processos Gerenciais (EaD) conheceram a empresa BorgWarner PowerDrive Systems. A empresa atua no Brasil, com cinco de suas seis unidades de negócios. A fábrica de motores de partida de Brusque faz parte da divisão PDS (Power Drive Systems), que além de motores de partida, também produz alternadores e motores elétricos. No local, os estudantes observaram a demonstração real de um sistema de produção e suas estratégias, o arranjo físico, a organização, o processo de transformação da matéria-prima em produto acabado, o planejamento e o controle de trabalho produtivo. A visita técnica foi desenvolvida pela professora Simone Sartori.
HJ Tinturaria
Na disciplina de Administração da Produção, os acadêmicos da 6ª fase do curso de Processos Gerenciais visitaram o parque industrial da empresa HJ Tinturaria. Na ocasião foi possível observar as estratégias de gestão da produção e gestão ambiental de uma empresa do segmento de tinturarias. Fluxo produtivo, layout, sistemas da qualidade, tratamento de resíduos foram algumas das questões abordadas na visita. A ação foi proposta pelo professor Sidnei Gripa.
Escola Doutor Carlos Moritz
Para compreender o papel do gestor escolar, os acadêmicos da 6ª e 8ª fase do curso de Pedagogia visitaram a Escola Doutor Carlos Moritz, em Brusque. A atividade foi proposta pela professora Ivanete Lago Groh, na disciplina de Gestão Escolar, e possibilitou aos estudantes entenderem a importância do papel do gestor educacional para a comunidade escolar, para o ensino, investimentos no educandário, manutenção da estrutura física e no corpo docente.
De acordo com o Pró-reitor de Graduação da UNIFEBE, professor Sidnei Gripa, as visitas técnicas são programadas de acordo com a proposta didática de cada disciplina. “A visita técnica é uma excelente oportunidade para flexibilizar as metodologias de ensino-aprendizagem e agregar valor na formação dos acadêmicos, pois possibilita a vivência prática em situações reais da profissão escolhida”.