28 de outubro de 2019
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

Cursos de Graduação promovem visitas técnicas

Atividades foram realizadas nos meses de setembro e outubro.

Agregar conhecimento prático e conhecer o mercado de trabalho são alguns dos propósitos das visitas técnicas, promovidas pelos cursos de Graduação do Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE). As atividades integram o cronograma das disciplinas e são propostas de acordo com o conteúdo abordado em sala de aula.

Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II)

Na disciplina de Psicopatologia I, os acadêmicos da 5ª fase de Psicologia visitaram o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II). Com o intuito de identificar a infraestrutura e a organização da equipe técnica de Saúde Mental, os estudantes foram até Blumenau para verificar as possibilidades de atuação do psicólogo. Por meio da visita, a turma pôde discutir o processo de diagnóstico e de acompanhamento psicoterapêutico de um CAPS, e debater a dinâmica institucional com uma equipe multiprofissional. A atividade foi proposta pelo professor Gustavo Angeli.

BorgWarner PowerDrive Systems

Também em outubro, os acadêmicos de Administração e Processos Gerenciais (EaD) conheceram a empresa BorgWarner PowerDrive Systems. A empresa atua no Brasil, com cinco de suas seis unidades de negócios. A fábrica de motores de partida de Brusque faz parte da divisão PDS (Power Drive Systems), que além de motores de partida, também produz alternadores e motores elétricos. No local, os estudantes observaram a demonstração real de um sistema de produção e suas estratégias, o arranjo físico, a organização, o processo de transformação da matéria-prima em produto acabado, o planejamento e o controle de trabalho produtivo. A visita técnica foi desenvolvida pela professora Simone Sartori.

Havan Liberty

Por meio da visita técnica, os acadêmicos de Engenharia de Produção e Gestão Comercial tiveram contato com jovens empreendedores, que materializaram uma ideia inovadora, tornando-a em um negócio. A visita técnica ao Gaming Office Havan Liberty foi promovida pelo professor Luciano Hausmann Souza, na disciplina de Empreendedorismo. No local, os estudantes tiveram informações de como foi do início até o momento atual do empreendimento, suas dificuldades e conquistas, bem como as particularidades do modelo de negócio.

Gráfica Mercúrio

Já os acadêmicos de Design Gráfico e Publicidade e Propaganda aprenderam sobre o processo de produção gráfica, pré-impressão, impressão e acabamento, em uma empresa especializada em embalagens. A visita à Gráfica Mercúrio, em Brusque, foi proposta pela professora Melissa Haag Rodrigues, na disciplina de Projeto Integrado V: Materiais e Processos Sustentáveis e Materiais e Processos Gráficos.

HJ Tinturaria

Na disciplina de Administração da Produção, os acadêmicos da 6ª fase do curso de Processos Gerenciais visitaram o parque industrial da empresa HJ Tinturaria. Na ocasião foi possível observar as estratégias de gestão da produção e gestão ambiental de uma empresa do segmento de tinturarias. Fluxo produtivo, layout, sistemas da qualidade, tratamento de resíduos foram algumas das questões abordadas na visita. A ação foi proposta pelo professor Sidnei Gripa.

Escola Doutor Carlos Moritz

Para compreender o papel do gestor escolar, os acadêmicos da 6ª e 8ª fase do curso de Pedagogia visitaram a Escola Doutor Carlos Moritz, em Brusque. A atividade foi proposta pela professora Ivanete Lago Groh, na disciplina de Gestão Escolar, e possibilitou aos estudantes entenderem a importância do papel do gestor educacional para a comunidade escolar, para o ensino, investimentos no educandário, manutenção da estrutura física e no corpo docente.

De acordo com o Pró-reitor de Graduação da UNIFEBE, professor Sidnei Gripa, as visitas técnicas são programadas de acordo com a proposta didática de cada disciplina. “A visita técnica é uma excelente oportunidade para flexibilizar as metodologias de ensino-aprendizagem e agregar valor na formação dos acadêmicos, pois possibilita a vivência prática em situações reais da profissão escolhida”.

Fototalentos premia com 3 mil euros melhor fotografia

06 de dezembro de 2011
Curso de Publicidade e Propaganda realiza I semana acadêmica

Curso de Publicidade e Propaganda realiza I semana acadêmica