notícias colégio
Notícias
11 de maio de 2015

UNIFEBE inaugura “Bloco E” voltado à prática e ao atendimento à comunidade

Foi inaugurado na noite de sexta-feira, 8 de maio, o quinto bloco do Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE. O Bloco E será voltado ao atendimento à comunidade e à prática dos acadêmicos. Segundo o reitor Günther Lother Pertschy, a inauguração do novo espaço do campus Santa Terezinha, com mais de 2,5 mil metros², representa um marco para a UNIFEBE e para a comunidade.

“Este é um posicionamento definitivo de uma instituição comunitária. Esse espaço todo será destinado a projetos, linhas de pesquisa e atuação com a comunidade. O bloco será utilizado por diversos cursos, com instalações planejadas para auxiliar a comunidade nas áreas da psicologia, pedagogia, engenharia, publicidade e propaganda. Enfim, diversas áreas com espaço apropriado para desenvolver nossos talentos humanos”, diz.

Na noite de inauguração do bloco E, também foi inaugurada a Clínica Escola e Serviços de Psicologia – CESP do curso de Psicologia e a Brinquedoteca Professora Clara Maria Furtado, que atenderá ao curso de Pedagogia.
Representando o poder público municipal, o presidente da Câmara de Vereadores de Brusque, Jean Pirola, parabenizou a instituição pela inauguração.

“Este é um grande empreendimento, não só para os acadêmicos, mas para a sociedade que se beneficiará dos laboratórios. Os novos espaços são fantásticos. Tenho certeza de que será muito bem utilizado pelos estudantes e pela sociedade em geral”, declarou.

CESP

A Clínica Escola e Serviços de Psicologia contará com três salas de atendimento a adolescentes e adultos, duas salas de atendimento infantil, uma de atendimento em grupo, duas salas de supervisão, uma sala de estudos e um auditório.

O atendimento à comunidade será realizado por meio de triagem. Serão atendidos moradores de Brusque e região, pessoas carentes, encaminhamentos de instituições de saúde, escolas, empresas ou especialistas.
Segundo o coordenador de Psicologia Ademir Bernardino, a CESP criará desafios aos acadêmicos.

“Nossos acadêmicos já fazem estágios em outros campos, empresas e em diferentes organizações, mas a clínica irá oportunizar a vivência prática daquilo que se aplica à clínica de psicologia”, diz.

Para Bernardino, além da prática, o espaço servirá para melhorar a qualidade de vida da comunidade. “Sempre que a pessoa estiver em dúvida se ela tem o direito ou não de ser atendida, pode nos procurar que orientaremos sobre os critérios, e também sobre o que a pessoa está procurando”, explica.

No primeiro semestre o espaço funcionará em caráter de acolhida, em horários diferenciados. “Os estudantes começarão o atendimento a partir de julho. Até lá, será feita a triagem dos atendimentos e eles entrarão em uma lista de espera. Assim que os estudantes começarem com os atendimentos, eles serão chamados”, diz.

Brinquedoteca

O espaço inaugurado para o curso de Pedagogia irá atender crianças de 3 a 10 anos nos períodos matutino e vespertino. No período noturno, será destinada aos acadêmicos e professores em diferentes disciplinas do curso.

“Ela será um laboratório de ensino. É um espaço com jogos, brinquedos e brincadeiras para que os acadêmicos e futuros professores possam compreender como utilizar essas ferramentas a favor da aprendizagem. Ao mesmo tempo, é uma forma de prestarmos uma homenagem à professora Clara que nos deixou recentemente”, diz a coordenadora de Pedagogia Marcilene Pöpper Gomes.

Para a família, a homenagem foi recebida com muita emoção. “Foi a melhor homenagem que ela recebeu, pela gratidão. A Clara vivia a UNIFEBE e vivia educação. Nós agradecemos imensamente todo esse carinho que recebemos”, contou a professora Cláudia Furtado, irmã da professora Clara.

Sustentabilidade

O novo bloco foi reformado e adequado às questões sustentáveis. “A água da chuva será coletada, e também adquirimos filtros para tornar essa água potável. A iluminação do Bloco E é com lâmpadas LED, gerando menos produção de calor e menos gasto de energia”, explica o reitor.

Texto e Fotos: Suellen Pereira Rodrigues
Publicado por: Assessoria de Comunicação Social
imprensa@unifebe.edu.br
47-3211-7223

Postagens relacionadas

Alunos de Psicologia trabalham competências com colaboradores da UNIFEBE
Prática

Alunos de Psicologia trabalham competências com colaboradores da UNIFEBE


23 de novembro de 2018
Liberado o pagamento da Bolsa do Artigo 170

Liberado o pagamento da Bolsa do Artigo 170


26 de setembro de 2005
Professor da Unifebe participa de evento em Curitiba

Professor da Unifebe participa de evento em Curitiba


26 de novembro de 2007
Skip to content