notícias colégio
Notícias
27 de junho de 2011

Debatedores contra legalização de drogas

A véspera do feriado de Corpus Christi no Centro Universitário de Brusque – Unifebe foi de debate sobre uma questão antiga, mas sempre atual: o mundo das drogas. Lícitas ou ilícitas, elas despertam sentimentos antagônicos. Prazer e dor. Coragem e medo. Devaneios, tristeza. Um assunto tão polêmico, também diverge opiniões. Ainda mais em um ambiente em que se mistura experiência e conhecimento de diferentes áreas.

Foi esse ambiente que o debate "Drogas: combater ou legalizar?", realizado em parceria com o Conselho Municipal Antidrogas (Comad), no do Auditório do Bloco C da Unifebe, campus Santa Terezinha, tornou possível. Profissionais da saúde, da segurança pública, ex-usuário e administrador de uma casa de recuperação de Gaspar confrontaram suas opiniões na noite de quarta-feira, 22 de junho.

Apesar de destacarem pontos distintos, eles compartilham a mesma ideia quando o assunto é a legalização de algum tipo de droga: são contrários. Apenas o capitão da Polícia Militar, Otávio Manoel Ferreira Filho, afirmou ser favorável a liberação de todos os tipos de drogas, em longo prazo. "Sou favorável desde que uma estrutura seja montada. Bastou proibir a propaganda do cigarro que o consumo caiu", afirmou, argumentando que os "traficantes têm poder no morro, porque têm poder econômico" alcançado com o negócio de algo ilícito. "O caminho é a liberação. É melhor que o povo ganhe, através de impostos para o governo, do que os traficantes", justificou ele.

A mesa-redonda integrou a Campanha de Sustentabilidade da Unifebe, iniciada em março, no Dia Mundial da Água e que a cada mês traz uma ação social diferenciada. Em julho, a campanha chega ao fim com a plantação de árvores pelos calouros. Conforme o conselheiro do Comad, Luiz Elias Valle, o evento marcou a Semana Nacional Antidrogas. "É fundamental a discussão sobre um tema que aflige a comunidade", ressaltou ele, explicando a função do Comad e as ações de prevenção que são desenvolvidas. Também frisou a parceria entre a Unifebe e o Comad, onde possui uma cadeira para representar a instituição.

Integrantes da mesa-redonda
Participaram do debate o coordenador do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) da Polícia Militar, capitão Otávio Manoel Ferreira Filho; delegado da Polícia Civil, Alex Bonfim Reis; integrante do Comad e professor da Unifebe, Luiz Elias Valle; médica da Maternidade e Hospital Evangélico de Brusque, Josiane Fischer; ex-usuário de drogas, Ricardo Ramos; psicóloga e professora da Unifebe, Jaqueline Nehring; e o administrador da Casa de Recuperação Desafio Jovem Monte das Oliveiras, Sérgio Luiz Fagundes Couto. A mesa-redonda foi mediada pela assessora de comunicação social da Unifebe, jornalista Thayse Helena Machado.

 

Texto: Suelen Cerbaro

Publicado por: Assessoria de Comunicação Social

Postagens relacionadas

Alunas do Vida Ativa participam de oficina de Moda

Alunas do Vida Ativa participam de oficina de Moda


30 de março de 2010
Unifebe amplia acervo da Biblioteca Acadêmica

Unifebe amplia acervo da Biblioteca Acadêmica


03 de agosto de 2006
Núcleo de Prática Jurídica da Unifebe completa 15 anos
Egresso

Núcleo de Prática Jurídica da Unifebe completa 15 anos


30 de abril de 2010
Skip to content