notícias colégio
Notícias
14 de maio de 2015

Desafio das Pontes de Macarrão bate novo recorde

O 5º desafio das Pontes de Macarrão do curso de Engenharia Civil do Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE bateu mais um recorde da competição. A ponte vencedora suportou 62 kg, quase 10 kg a mais que o recorde anterior.

O átrio do bloco A – campus Santa Terezinha ficou lotado na noite de terça-feira, 12, para acompanhar o teste de resistência das pontes projetadas pelos estudantes do curso de Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo.

O trabalho vencedor foi construído pelos estudantes da 3ª fase de engenharia, Ederdon, Edgar, Jonas, Mateus, Vanderlei e Vitor.

A segunda ponte mais resistente aguentou 52 kg e foi construída pelos acadêmicos da 3ª fase de engenharia civil Alex, Marlon, Osni e André. Em 3º lugar ficou a ponte dos alunos Adam, Bruno, Fernando, Ighor, Renato e Taís da 2ª fase de Engenharia de Civil com 51 kg.

Segundo a professora responsável pela atividade, Angela R. Schlindwein, o trabalho dos estudantes se aprimora a cada edição. “Foi uma bela competição. Pretendemos em breve ter dados significativos no cenário nacional”, diz.

Competição

O desafio segue parâmetros de competições internacionais. Para montar as estruturas, os alunos precisaram seguir algumas regras: utilizar macarrão nº 7 da massa Barilla, colas epóxi do tipo massa ou do tipo resina, tubos de PVC em cada extremidade de apoio e um suporte de ferro para o teste de resistência.

As estruturas deveriam ter no mínimo cinco centímetros de largura e no máximo 20 cm, com até 50 cm de altura. O peso máximo não poderia ultrapassar a marca de 1 kg.

Durante o primeiro teste de resistência, as pontes tiveram que aguentar o peso de 2 kg por 10 segundos. Depois, cada grupo adicionou o peso a seu critério, respeitando a pausa de 10 segundos para o teste da estrutura.

Texto e fotos: Suellen Pereira Rodrigues
Publicado por: Assessoria de Comunicação Social
imprensa@unifebe.edu.br
47-3211-7223

Postagens relacionadas

Acadêmicos de Publicidade participam da Pixel Show em SP
UNIFEBE

Acadêmicos de Publicidade participam da Pixel Show em SP


24 de outubro de 2016
Resoluções de casos reais são apresentadas pelos acadêmicos de Direito da UNIFEBE na XII Seminário de Práticas e Estudos Advocatícios
Direito

Resoluções de casos reais são apresentadas pelos acadêmicos de Direito da UNIFEBE na XII Seminário de Práticas e Estudos Advocatícios


01 de dezembro de 2021
1º Termo Aditivo do Edital nº 09/06

1º Termo Aditivo do Edital nº 09/06


18 de outubro de 2006
Skip to content