14 de maio de 2015

Desafio das Pontes de Macarrão bate novo recorde

O 5º desafio das Pontes de Macarrão do curso de Engenharia Civil do Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE bateu mais um recorde da competição. A ponte vencedora suportou 62 kg, quase 10 kg a mais que o recorde anterior.

O átrio do bloco A – campus Santa Terezinha ficou lotado na noite de terça-feira, 12, para acompanhar o teste de resistência das pontes projetadas pelos estudantes do curso de Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo.

O trabalho vencedor foi construído pelos estudantes da 3ª fase de engenharia, Ederdon, Edgar, Jonas, Mateus, Vanderlei e Vitor.

A segunda ponte mais resistente aguentou 52 kg e foi construída pelos acadêmicos da 3ª fase de engenharia civil Alex, Marlon, Osni e André. Em 3º lugar ficou a ponte dos alunos Adam, Bruno, Fernando, Ighor, Renato e Taís da 2ª fase de Engenharia de Civil com 51 kg.

Segundo a professora responsável pela atividade, Angela R. Schlindwein, o trabalho dos estudantes se aprimora a cada edição. “Foi uma bela competição. Pretendemos em breve ter dados significativos no cenário nacional”, diz.

Competição

O desafio segue parâmetros de competições internacionais. Para montar as estruturas, os alunos precisaram seguir algumas regras: utilizar macarrão nº 7 da massa Barilla, colas epóxi do tipo massa ou do tipo resina, tubos de PVC em cada extremidade de apoio e um suporte de ferro para o teste de resistência.

As estruturas deveriam ter no mínimo cinco centímetros de largura e no máximo 20 cm, com até 50 cm de altura. O peso máximo não poderia ultrapassar a marca de 1 kg.

Durante o primeiro teste de resistência, as pontes tiveram que aguentar o peso de 2 kg por 10 segundos. Depois, cada grupo adicionou o peso a seu critério, respeitando a pausa de 10 segundos para o teste da estrutura.

Texto e fotos: Suellen Pereira Rodrigues
imprensa@unifebe.edu.br
47-3211-7223

Acadêmicos de Publicidade participam da Pixel Show em SP