O Centro Universitário da Fundação Educacional de Brusque – UNIFEBE será uma das instituições participantes do 10.º Desafio Mundial da Natureza Urbana (City Nature Challenge). O maior evento de ciência cidadã do planeta é uma maratona de quatro dias de registros fotográficos e sonoros da vida silvestre das cidades. Esta é a terceira vez que o evento ocorre na região do Vale do Itajaí, em Santa Catarina, e a terceira em que a instituição participa.
O Desafio
Organizado pelo Museu de História Natural do Condado de Los Angeles e pela Academia de Ciências da Califórnia, o Desafio Mundial da Natureza é realizado anualmente com o intuito de documentar a biodiversidade em áreas urbanas. Na maratona, os cidadãos são instigados a observar, encontrar e registrar durante quatro dias, a vida selvagem da sua região, como plantas, animais e fungos. A documentação é feita pela própria população no aplicativo gratuito iNaturalist, por meio de fotos e gravações.
“Participar do Desafio Mundial da Natureza contribui para a descoberta de novas espécies, com o monitoramento da biodiversidade, além de engajar o público, enfatizando a importância da educação ambiental para aumentar a conscientização e o senso de conexão com a natureza e com a ciência cidadã”, enfatiza a organizadora do evento na UNIFEBE, professora Tamily Roedel.
UNIFEBE e o Desafio
Nesta edição, os acadêmicos que participarem da maratona receberão horas complementares de Extensão. A atividade também é aberta à comunidade em geral.
Confira o passo a passo e saiba como participar:
- Os acadêmicos deverão assistir aos vídeos divulgados nas redes sociais do Desafio Mundial da Natureza Urbana e disponíveis no link: https://linktr.ee/desafiodanatureza.valedoitajai.
- Baixar o aplicativo iNaturalist. Fazer o cadastro no aplicativo.
- Buscar o Projeto dentro do Aplicativo denominado “DNU2025: mesorregião Vale do Itajaí – SC, Brasil” e fazer o registro das fotos de animais, plantas e/ou fungos no aplicativo ou fazer o upload na plataforma do iNaturalist: www.inaturalist.org para contar para o projeto.
- Lembrando que só serão contabilizadas as fotos e sons gravados entre 00h00 do dia 25 de abril e 23h59 do dia 28 de abril de 2025.
- Para contabilizar as horas de extensão, serão observadas as fotos que forem inseridas na plataforma e/ou aplicativo iNaturalist.
- Os acadêmicos deverão preencher o link de participação https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfPCaovQbgow9j8X9sk1-vmsII161BANehhlBjqmm1mcNvNgw/viewform?usp=dialog
Validação de horas:
– Upload no aplicativo de 1 a 20 fotos: 5 horas
– Upload no aplicativo de 21 a 40 fotos: 10 horas
– Upload no aplicativo de 41 a 60 fotos: 15 horas
– Upload no aplicativo de 61 a 80 fotos: 20 horas
– Upload no aplicativo de 81 a 100 fotos: 25 horas
– Upload no aplicativo de 101 a 120 fotos: 30 horas
– Upload no aplicativo de 121 a 140 fotos: 35 horas
– Upload no aplicativo de mais de 141 fotos: 40 horas