notícias colégio
Notícias
20 de maio de 2024
por: Olga Luisa dos Santos
Marcelo Gouvêa

Desafios da liderança atual e competências para o futuro são abordadas em palestra com estudantes de Processos Gerenciais e Gestão Comercial

Tema foi apresentado pelo representante da We are Consultoria, de Balneário Camboriú

Os desafios da liderança atual e as competências exigidas pelo mercado de trabalho para o futuro foram os assuntos abordados pela We are Consultoria, durante um bate-papo virtual realizado com os acadêmicos da 1ª fase dos cursos de Processos Gerenciais e Gestão Comercial da UNIFEBE. O tema foi apresentado pelo cofundador da organização de Balneário Camboriú, Tiago Giacomoni, que atua com serviços de consultoria em cultura e liderança. A atividade foi realizada durante a aula da professora Suelen Frainer, que no componente curricular Psicologia Organizacional tem enfatizado o tema desenvolvimento de lideranças.

Em sua fala aos estudantes, Tiago citou a importância da prática do desenvolvimento de liderança nas organizações e da atualização dos profissionais de acordo com as necessidades mercadológicas e sociais. “Compreender a liderança à luz de temas contemporâneos que fazem parte do dia a dia das organizações, como diversidade e inclusão, conflitos geracionais, inteligência artificial e a emergência de políticas e práticas de ESG, implica tratá-la como uma construção coletiva que resulta da relação entre líderes e liderados. É uma mudança de paradigma que exige reflexão, flexibilidade, abertura para a aprendizagem e coragem para agir ativamente na mudança”, ressalta Tiago.

Na oportunidade, Tiago compartilhou sua experiência na assessoria e consultoria de líderes. “A participação de um convidado especial enriqueceu nosso entendimento sobre o tema, oferecendo perspectivas valiosas baseadas em psicologia organizacional. O conhecimento dessas práticas é essencial para os cursos que preparam futuros gestores, pois não apenas amplia o repertório dos estudantes, mas também fomenta significativamente o aprendizado sobre liderar”, complementa a professora.

A caloura de Gestão Comercial, Eduarda de Souza, destaca que a atividade, mesmo que virtual, contribuiu para que os estudantes ampliassem seus conhecimentos sobre o tema, possibilitando olhar os mesmos cenários de formas diferentes. “É uma oportunidade valiosa para aplicar os conhecimentos teóricos em situações práticas do mundo real, consolidando, assim o aprendizado e nos preparando para os desafios do mercado de trabalho”, pontua Eduarda.

Competências para além do mercado de trabalho
O professor e coordenador dos cursos de Processos Gerenciais e Gestão Comercial, Günther Lother Pertschy, reafirma que trabalhar desenvolvimento de liderança com os estudantes, desde a 1ª fase do curso, permite que eles desenvolvam competências para além do mercado de trabalho. “Gestão e liderança são sinônimos no mundo corporativo. Para ser um bom gestor é necessário ser um exemplo de líder e, em conversas que revelam os desafios reais do mercado de trabalho, nossos acadêmicos percebem ainda mais a importância desse aperfeiçoamento constante”, conclui.

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

Pedagogia da UNIFEBE organiza Seminário focado em Feiras de Matemática em escolas da região
Pedagogia

Pedagogia da UNIFEBE organiza Seminário focado em Feiras de Matemática em escolas da região


25 de março de 2024
Professora da UNIFEBE lança livro sobre a história de Brusque neste sábado
Lançamento

Professora da UNIFEBE lança livro sobre a história de Brusque neste sábado


06 de dezembro de 2018
Pesquisa de demanda para curso de extensão de Espanhol básico à distância

Pesquisa de demanda para curso de extensão de Espanhol básico à distância


19 de julho de 2011
Skip to content