20 de maio de 2024
por: Olga Luisa dos Santos
Marcelo Gouvêa

Desafios da liderança atual e competências para o futuro são abordadas em palestra com estudantes de Processos Gerenciais e Gestão Comercial

Tema foi apresentado pelo representante da We are Consultoria, de Balneário Camboriú

Os desafios da liderança atual e as competências exigidas pelo mercado de trabalho para o futuro foram os assuntos abordados pela We are Consultoria, durante um bate-papo virtual realizado com os acadêmicos da 1ª fase dos cursos de Processos Gerenciais e Gestão Comercial da UNIFEBE. O tema foi apresentado pelo cofundador da organização de Balneário Camboriú, Tiago Giacomoni, que atua com serviços de consultoria em cultura e liderança. A atividade foi realizada durante a aula da professora Suelen Frainer, que no componente curricular Psicologia Organizacional tem enfatizado o tema desenvolvimento de lideranças.

Em sua fala aos estudantes, Tiago citou a importância da prática do desenvolvimento de liderança nas organizações e da atualização dos profissionais de acordo com as necessidades mercadológicas e sociais. “Compreender a liderança à luz de temas contemporâneos que fazem parte do dia a dia das organizações, como diversidade e inclusão, conflitos geracionais, inteligência artificial e a emergência de políticas e práticas de ESG, implica tratá-la como uma construção coletiva que resulta da relação entre líderes e liderados. É uma mudança de paradigma que exige reflexão, flexibilidade, abertura para a aprendizagem e coragem para agir ativamente na mudança”, ressalta Tiago.

Na oportunidade, Tiago compartilhou sua experiência na assessoria e consultoria de líderes. “A participação de um convidado especial enriqueceu nosso entendimento sobre o tema, oferecendo perspectivas valiosas baseadas em psicologia organizacional. O conhecimento dessas práticas é essencial para os cursos que preparam futuros gestores, pois não apenas amplia o repertório dos estudantes, mas também fomenta significativamente o aprendizado sobre liderar”, complementa a professora.

A caloura de Gestão Comercial, Eduarda de Souza, destaca que a atividade, mesmo que virtual, contribuiu para que os estudantes ampliassem seus conhecimentos sobre o tema, possibilitando olhar os mesmos cenários de formas diferentes. “É uma oportunidade valiosa para aplicar os conhecimentos teóricos em situações práticas do mundo real, consolidando, assim o aprendizado e nos preparando para os desafios do mercado de trabalho”, pontua Eduarda.

Competências para além do mercado de trabalho
O professor e coordenador dos cursos de Processos Gerenciais e Gestão Comercial, Günther Lother Pertschy, reafirma que trabalhar desenvolvimento de liderança com os estudantes, desde a 1ª fase do curso, permite que eles desenvolvam competências para além do mercado de trabalho. “Gestão e liderança são sinônimos no mundo corporativo. Para ser um bom gestor é necessário ser um exemplo de líder e, em conversas que revelam os desafios reais do mercado de trabalho, nossos acadêmicos percebem ainda mais a importância desse aperfeiçoamento constante”, conclui.

Formandos de Ciências Contábeis apresentam TCC’s – 2008.1

07 de julho de 2008
Acadêmicas de Pedagogia visitam Centro Educacional

24 de junho de 2008