21 de julho de 2015

Desenvolvimento regional e Energia foram os temas da 2ª noite do Ciclo de Palestras

Os novos caminhos para o desenvolvimento de Brusque e região ganharam destaque na segunda noite do Ciclo de Palestras de Assuntos Estratégicos de Santa Catarina. O evento foi realizado na segunda-feira, 20, no auditório do bloco C, campus Santa Terezinha, e reuniu cerca de 50 membros da comunidade, representantes de diversas entidades de Brusque e região, além de professores, colaboradores e acadêmicos da UNIFEBE.

Temas

A primeira palestra da noite “Desenvolvimento Regional: os desafios e potencialidades para diminuição das desigualdades”, ministrada pelo diretor da Secretaria de Estado de Planejamento, Luiz Carlos Mior, apresentou um breve histórico do desenvolvimento regional no Estado. O secretário também falou sobre o projeto de mudança das SDRs para Agências de Desenvolvimento Regional, encaminhado à Assembleia Legislativa do Estado, e as novas perspectivas para os próximos anos em relação à gestão.

“A ideia do desenvolvimento regional nessa nova etapa é que as regiões possam construir o seu projeto, a sua política, as suas prioridades, a sua história. Caberá ao Governo do Estado, por meio das Secretarias Setoriais apoiar as regiões com a articulação feita pelas Agências. Ou seja, fazer com que o protagonismo seja das regiões com a participação das prefeituras, universidades, associações e sociedade civil organizada”, explica.

Energia

A segunda parte do evento teve como tema “CELESC: visão nacional e estadual da política energética” com a fala do presidente do Grupo Celesc, Cleverson Siewert. Ele falou da importância da energia elétrica como fator de competitividade, de indução de desenvolvimento, e como item fundamental para a geração de emprego e qualidade de vida.

“A região do vale tem uma importância fundamental para o estado: temos 25% da arrecadação de ICMS do estado, 25% do PIB, e 25% da população. Então, normalmente a importância que a Celesc dá para essa região é fundamental”, declarou.

Na explanação Siewert abordou desde os investimentos da Celesc na região, até a economia de energia em termos nacionais, bem como o aumento do custo nos últimos anos.

Programação

As próximas palestras serão realizadas nos dias 27 de julho, e no dia 10 de agosto, a partir das 19 horas. O encerramento deve contar com a participação do governador do Estado, João Raimundo Colombo. Segundo o reitor da UNIFEBE, Günther Lother Pertschy, é com satisfação que a instituição abre suas portas para receber as palestras do evento.

“Como universidade comunitária, ficamos muito felizes em poder receber essas discussões de extrema importância para o desenvolvimento do Estado é fantástico. Esse é o nosso papel”, afirma.

Texto e Fotos: Assessoria de Imprensa SDR Brusque/UNIFEBE
imprensa@unifebe.edu.br
47-3211-7223

UNIFEBE colhe assinaturas para projeto que prevê redução da carga tributária