22 de março de 2010

Design de Moda da Unifebe é destaque no SCMC

As egressas Karoline da Silva e Fernanda Vieira da Cunha representaram o curso de Design de Moda da Unifebe – Centro Universitário de Brusque no último sábado, dia 20, no evento final do Santa Catarina Moda Contemporânea – SCMC, realizado na Geen Valley, em Balneário Camboriú. Mais de 2 mil pessoas prestigiaram o evento.

A coleção conceito apresentada no desfile foi fruto de um intenso trabalho realizado durante um ano. Neste período, as designers participaram de palestras, workshops, além dos encontros com o estilista e diretor criativo do SCMC, Mário Queiroz, que acompanhou e orientou todo o processo. Intitulada "A Revelação da Matéria", a coleção foi desenvolvida pelas egressas em parceria com a empresa Tecnoblu, de Blumenau, despertando aplausos no público presente no desfile.

"Esta participação foi valiosa. Estávamos bastante preocupadas com o resultado por não estarmos acostumadas com estes materiais nas práticas diárias. Mas isso faz parte do processo, erramos, acertamos e aprendemos coisas novas. Hoje me sinto mais segura e preparada para enfrentar novos desafios", afirmou Fernanda.

Explorando um novo segmento da malharia, as designers utilizaram a matéria de forma harmoniosa na composição das peças da coleção e desenvolveram temas que lembram elementos minimalistas, priorizando a funcionalidade e a discrição com elegância. As peças foram construídas a partir de estudos de formas geométricas simples, que receberam aplicações de materiais diferenciados com processos de acabamento inovadores da empresa parceira, como tags e etiquetas, e que, por vezes, interagiram com a roupa e o usuário.

Já Karoline, ponderou: "Trabalhamos muito, mas valeu a pena. Enfrentamos desafios principalmente em relação à utilização dos materiais diferenciados. Estou muito satisfeita com a coleção e não tenho dúvida de que esta vivência será fundamental para meu crescimento profissional".

Mário avalia o trabalho desenvolvido e apresentado de forma positiva: "De forma geral, todas as equipes cresceram e evoluíram junto com este projeto. Penso que o SCMC deve ser incluído no calendário nacional de Moda". Sobre a coleção criada pelas egressas da Unifebe em parceria com a Tecnoblu, o estilista acrescenta: "Elas conseguiram reunir simplicidade e elegância. As dificuldades iniciais foram transformadas em desafios, o que resultou em um trabalho mais maduro e harmonioso".

As principais fontes de inspiração da coleção foram Claire McCardell, estilista fundadora do activewear americano, e o artista plástico Brancusi.  As formas ovais e a construção minimalista de Brancusi aliadas à funcionalidade, praticidade e elegância de Claire McCardell são os elementos que mais se sobressaíram na coleção de cores neutras e volumes ora fluidos e soltos, ora estruturados.

Cristiano Buerger, diretor da Tecnoblu e presidente do SCMC, comemorou: "Um dos objetivos do SCMC é projetar o design catarinense para o Brasil e para o mundo. O evento mostrou a força do projeto e o resultado da construção de um novo olhar para Santa Catarina ao longo de cinco anos. Nosso maior sucesso é ter a união fortalecida no setor".

Sobre o evento
O Santa Catarina Moda Contemporânea é um projeto pioneiro na América Latina e busca transformar o mercado de moda catarinense através da união entre: instituições de ensino, indústrias têxteis e alunos, formando uma verdadeira cadeia de moda. Além do envolvimento entre os participantes, palestras, workshops e encontros, é no evento final que o grande público conhece o resultado de um ano de projeto. Através de coleções incríveis, com alto nível de conceituação de moda, sob a direção criativa do estilista Mário Queiroz.

Nos workshops, estudantes e empresas participantes do projeto foram orientados por profissionais qualificados. Através da análise e avaliação de casos de sucesso e de oficinas de experimentação, os participantes desenvolveram a capacidade criativa e novas idéias. Nas palestras abertas a população, os participantes conheceram mais sobre profissionais reconhecidos no mercado.

Texto: Natália Uriarte Vieira/ Fotos: Nubia Abe

Reitor da Universidade Positivo palestrará na UNIFEBE