11 de maio de 2023
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

UNIFEBE homenageia artista por contribuir com a identidade visual da instituição

Pintura decorou por mais de dez anos os banheiros do hall de entrada do campus Santa Terezinha

A arte que identificava os banheiros masculino e feminino do hall de entrada da UNIFEBE se tornou uma marca registrada do campus Santa Terezinha. Por mais de uma década, os marcantes traços criados pela artista Graciele Gavioli chamaram a atenção de professores, acadêmicos e visitantes que passavam pelo local. Agora, o espaço está sendo reformado, mas antes de iniciar as obras, a instituição prestou uma homenagem à artista.

Graciele foi convidada para uma visita à universidade, onde foi recebida pela gestão superior, que agradeceu pela contribuição para a identidade visual da UNIFEBE. “Sou grata pelo tempo que o trabalho ficou exposto. Os desenhos foram realizados em uma semana acadêmica e permaneceram por dez anos”, revela.

A pintura foi feita em 2012, após um convite da instituição a um grupo local de artistas visuais chamado “G13”, para desenvolver diversas intervenções artísticas no campus. Os rostos que ilustravam e identificavam os banheiros eram da própria artista e de um amigo. “O trabalho desenvolvido em alto contraste se chama ‘Olhares Furtivos’, um olhar de curiosidade sobre quem entrava nos banheiros”, relata Graciele.

Novos espaços

A retirada da parede de entrada dos banheiros do hall do Bloco A, onde estavam as pinturas, faz parte do projeto de revitalização do campus. No local, a instituição está realizando uma série de melhorias voltadas à acessibilidade e comodidade da comunidade acadêmica. “Temos buscado sempre aprimorar a qualidade do ambiente acadêmico, levando em consideração não só aspectos funcionais, mas também a valorização da arte e da cultura local. A reforma dos banheiros será uma melhoria significativa para toda a comunidade universitária, tornando o campus mais acessível e agradável para todos”, afirma a professora Rosemari Glatz, reitora da universidade.

Confira o projeto de como será o novo hall:

Unifebe participa do Encontro Regional de Administração

29 de agosto de 2007
Coro da UNIFEBE está com inscrições abertas
Egresso

Coro da UNIFEBE está com inscrições abertas

20 de fevereiro de 2013
Educação Física UNIFEBE promove atividades práticas com estudantes de escolas públicas de Brusque
Educação Física

10 de dezembro de 2021