22 de setembro de 2021
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

Design de Moda UNIFEBE promove visita técnica no Museu da Hering e Museu de Hábitos e Costumes

Acadêmicos da 2ª fase conheceram os espaços no último sábado, dia 18 de setembro

Para conhecer a história da moda na nossa região, os acadêmicos da 2ª fase de Design de Moda visitaram no último sábado (18), o Museu da Hering e o Museu de Hábitos e Costumes, em Blumenau.

Considerada a primeira empresa do Brasil a produzir malha branca, a Cia. Industrial Hering representa um importante marco na história da moda do Brasil. Com o intuito de apresentar aos estudantes as fotografias, documentos, livros, maquinários, instrumentos de trabalho e indumentárias, a professora da disciplina “História da Indumentária e da Moda”, Thaissa Schneider, levou os estudantes a refletirem sobre o acervo que representa mais de 130 anos de história.

“Por meio da visita técnica nossos acadêmicos puderem aprender um pouco mais sobre como a Hering se tornou referência no Brasil e no mundo, na produção da tradicional camiseta básica. Como neste semestre eles participarão do Desafio Sou de Algodão + Casa de Criadores, vimos a importância de trazer esses dados históricos como inspiração para a criação deles”, enfatiza Thaissa.

No Museu de Hábitos e Costumes, os estudantes foram teletransportados para a Blumenau do século XIX, ao visualizarem as roupas, acessórios, sapatos, brinquedos e até objetos de uso doméstico. “Vivenciar os conteúdos fora da sala de aula enriquece o nosso aprendizado e nos faz refletir sobre as mudanças da moda e dos costumes em diferentes contextos históricos, culturais e sociais”, comenta a acadêmica Maria Eduarda Sansão.

Além dos museus, os estudantes visitaram o Jardim Suspenso de Roberto Burle Marx, um espaço verde com mais de 41 espécies de flores, folhagens e plantas nacionais e internacionais. O ambiente é o ponto central de um complexo industrial com edificações do século XIX e XX, e foi idealizado pelo artista plástico brasileiro em comemoração ao centenário da Cia. Hering, em 1980.

UNIFEBE promove evento que abordará a Educação Musical

24 de setembro de 2012