13 de setembro de 2018
por: Daiane Benso
Arthur Timm

Diretor de Tecnologia e Inovação da Secretaria de Educação de SC palestra na UNIFEBE

Alexandre André dos Santos esteve na Instituição no dia 12 de setembro quando também visitou a reitoria

Perspectivas da Educação e do Mercado de Trabalho no século XXI foi o tema da palestra ministrada pelo diretor de Tecnologia e Inovação da Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina, Alexandre André dos Santos, na noite de quarta-feira, 12 de setembro, na UNIFEBE.

Santos, que também é ex-diretor de avaliação de Educação Básica do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) de 2012 a 2016, destaca que inovação e educação são temas muito relevantes e precisam estar interligados ao processo de transformação. Ele lembra que os recentes resultados da Educação Básica do Brasil não são o que se almeja e que é necessário transformar estes resultados, e por isso a inovação é imprescindível.

— Se continuarmos fazendo as mesmas coisas os resultados serão os mesmos. Precisamos incorporar um processo mais vigoroso de inovação e olhar para esse mundo cada vez mais tecnológico para saber quais serão os drivers que colaboram para entendermos esse futuro e respondermos aos desafios do século XXI — salienta.

O diretor ainda explica que as megatendências ajudam a entender esse futuro. Segundo ele, hoje existe um processo de mudança demográfica muito forte, de incorporação de novas tecnologias, um processo de globalização cada vez mais acentuado com características diferenciadas, um mundo mais multipolar.

— Entender as fortes mudanças pelos quais o planeta vai passar é essencial para ajustar o rumo das nossas vidas e da educação que está inerente a tudo isso — ressalta.

Possibilidades

Santos, que esteve pela primeira vez na UNIFEBE, na oportunidade ainda se reuniu com o reitor, professor doutor Günther Lother Pertschy e conheceu algumas iniciativas da Instituição.

— É um campus grande e importante, como são os campis do Sistema Acafe, um sistema muito vigoroso, com muitas possibilidades e que tem a participação da comunidade — enfatiza.

Para o reitor da UNIFEBE foi um privilégio receber a visita de Santos e ouvir sua palestra.

— É um profissional com muita experiência que veio tratar sobre a inovação na educação e foi uma fala de extrema importância, já que apresenta as megatendências para os próximos anos e compara com a nossa realidade em termos de país. Ficamos muito contentes por recebê-lo e debatermos assuntos tão contemporâneos — ressalta.

Unifebe promove palestra sobre Acessibilidade

28 de julho de 2010