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29 de novembro de 2024
por: Marcelo Gouvêa
Marcelo Gouvêa

Propostas apresentadas por acadêmicos da UNIFEBE para cervejarias brusquenses são reconhecidas

Além de conhecer indústrias, acadêmicos de Processos Gerenciais e Gestão Comercial, propuseram parcerias inovadoras durante o Programa Semear

As equipes avaliadas com o melhor desempenho no Programa Semear, na Curricularização da Extensão dos cursos de Gestão Comercial e Processos Gerenciais, foram premiadas, após avaliação de representantes da UNIFEBE e das cervejarias Agnus, Cequattro e Brusque. Além de visitas técnicas, o programa contou com a realização de oficinas e workshops.

As empresas foram colaboradoras ao longo do processo de elaboração das propostas e, em alguns casos, destinos de visitas técnicas. Elas também apresentaram desafios reais para estimular o desenvolvimento de habilidades em empreendedorismo e inovação.
Critérios como viabilidade técnica, mercadológica, organizacional e criatividade foram avaliados pela banca, que escolheu como melhor proposta o projeto “Pão de Cevada”. Nele, os acadêmicos propõem o reaproveitamento dos resíduos da produção cervejeira para a indústria alimentícia. A proposta sustentável é voltada para produtos nutritivos, como pães ou cookies à base de cevada.

Os acadêmicos Beatriz Santos, Daniel Eduardo Bordignon Carneiro, Gustavo de Moura, Lucas Gabriel Zermani e Osny Roberto Melo, integrantes da equipe, foram premiados com uma visita técnica à Portobello S.A., além de um final de semana na Praia Brava, com hospedagem no Hotel Hilton.

Como segundo colocado, ficou a equipe de Antônio Cervi, Camila Paloschi, Gabriel Erckmann, Gustavo Bambinetti, Mateus Gomides e Núbia Torresani, com a proposta de um “Sistema de Recompensa” voltado para a retenção e motivação de colaboradores. Para o grupo, a premiação foi uma visita técnica à Portobello S.A. e um vale-compras de R$ 50.

Em terceiro lugar ficou a equipe formada por Adriel da Conceição, Beatriz Loffi, Matteus Tomaz Beuting, Patricia Ribeiro, Paulo Victor Vila Nova e Thayanne Souza da Silva. Eles desenvolveram a proposta de “Máquinas de Venda Automática de Chopp”, como uma alternativa para aumentar a visibilidade das marcas das cervejarias em locais estratégicos. Como prêmio, eles receberam a visita técnica à Portobello S.A.

Desenvolvimento e inovação
Os resultados proporcionados com a edição 2024.2 do Programa Semenar dos Cursos de Gestão Comercial e Processos Gerenciais, são destacados pelo coordenador dos cursos, professor Günther Lother Pertschy. Ele afirma que a participação no programa também possibilita desenvolver habilidades técnicas e comportamentais que cumprem papel importante na formação profissional dos acadêmicos, como a tomada de decisão, resolução de problemas e o trabalho em equipe.

Outra vantagem salientada por ele é a possibilidade de vivência prática quanto aos desafios e dinâmicas do ambiente de trabalho. “As três propostas de inovação que se destacaram para o segmento de cervejarias artesanais da nossa região propuseram principalmente: o desenvolvimento de novos produtos, a otimização da produção para maior eficiência e sustentabilidade e ainda, o fortalecimento dos canais de marketing digital, visando ampliar a visibilidade da marca e atrair novos públicos”, descreve o coordenador.

Segundo o professor Leonardo Anésio, a estrutura elaborada para a Curricularização da Extensão conseguiu preparar as equipes para superar os desafios apresentados pelas empresas participantes da edição. Para o professor, a atividade colaborou no aprimoramento de habilidades em inovação e empreendedorismo.

“Para apoiar o desenvolvimento das propostas, os alunos participaram de oficinas e workshops durante todo o programa, visando facilitar o processo de imersão, ideação e prototipação. Essas atividades permitiram que os estudantes aprofundassem o seu conhecimento sobre o comportamento do consumidor, estratégias de inovação e desenvolvimento de novos produtos”, indica.

A percepção é reforçada pelo acadêmico de Gestão Comercial, Osny Roberto Melo, que salienta a possibilidade de conhecer mais sobre o ecossistema do nicho escolhido. A possibilidade de interagir com as empresas participantes, com as suas dificuldades e pensar em oportunidades.

“Conseguimos sentir a ‘dor’ que todas elas passavam, desde altos custos de implementação, baixa lucratividade, taxas de impostos e alvarás, mercado competitivo”, descreve, em referência às dificuldades do setor. “Diante dessas informações, nasceu a ideia do Pão de Cevada, que vem com duas soluções. A primeira, para reaproveitar um material bom que sobra do processo de produção da cerveja, que seria o bagaço da cevada; e a segunda, para o aumento da lucratividade do negócio”, defende.

Para o acadêmico, o grupo não buscava só acrescentar um produto para as cervejarias, mas reaproveitar a estrutura disponível para ofertar uma alternativa com o menor custo de implementação possível. Segundo ele, o projeto “O Programa Semear e os projetos de Curricularização da Extensão da UNIFEBE são muito interessantes para os alunos, principalmente para nós, da área de Gestão Comercial, visto que põem em prática tudo que aprendemos na sala de aula, e mais do que isso, conseguimos visualizar como é o mercado de trabalho. É uma ótima oportunidade para quem sabe aproveitá-la”, afirma.

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

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