notícias colégio
Notícias
06 de outubro de 2025
por: Marcelo Gouvêa
Marcelo Gouvêa

E-book aborda projeto desenvolvido por estudantes do Colégio UNIFEBE com aldeia Tekoá V’yá Mbyá-Guarani

Produção é parte de projeto interdisciplinar e analisa os impactos ambientais na cultura, território, saúde e tradições

Os roteiros de visita à Aldeia Indígena Tekoá V’yá Mbyá-Guarani, sediada em Major Gercino, resultaram na produção de um e-book, elaborado por estudantes e professores do Colégio UNIFEBE. O material foi produzido após visitas realizadas na aldeia e traz relatos, um glossário do idioma guarani para o português, descrições das características, rotina, cultura e curiosidades, além de perspectivas e impactos das alterações ambientais na comunidade.
Para desenvolver o projeto, foram reunidos estudantes do 3.º ano do Ensino Médio, membros do projeto “Impactos das mudanças climáticas na aldeia indígena Tekoá V’ya Mbyá-Guarani de Major Gercino” e do Projeto Estudante Comunitário do Colégio UNIFEBE. Entre os participantes, Luiz Guilherme Vieira indica ter atualizado sua percepção acerca do modo de vida das comunidades indígenas e reforçado a necessidade de uma atuação consciente para a manutenção dos recursos naturais.
“Nosso trabalho vai poder contribuir muito para a conscientização da sociedade em relação às comunidades não muito vistas. Ele me proporcionou trabalho em equipe e empatia”, descreve. “Podemos ver o carinho e o amor que os indígenas têm pela natureza. Antes do trabalho, não conhecia tanto sobre os Guaranis.”
O projeto foi acompanhado pelo professor Marlon Miranda, que ressalta a possibilidade de contribuição com as pesquisas acerca dos impactos das mudanças climáticas nas comunidades, sua cultura e idioma, além de contribuir com a comunidade com doações realizadas de roupas e alimentos. “A visita representa não apenas um momento de coleta de dados, mas um verdadeiro intercâmbio de saberes. Os estudantes vivenciaram na prática a importância da escuta ativa, da empatia e da valorização cultural. Projetos como este contribuem para uma educação mais humana, crítica e comprometida com a realidade.”

Contato com a comunidade
O diretor do Colégio UNIFEBE, professor Leonardo Ristow, reforça que a instituição, enquanto um colégio universitário, também mantém ações de Pesquisa e Extensão, como a iniciativa desenvolvida pelos estudantes. Segundo ele, a atividade proporciona uma experiência que prepara os estudantes para intervir e contribuir socialmente. “Pensamos em uma atividade caracterizada como extensão na qual os alunos saem do muro das escolas e intervêm numa comunidade”, relata.
Para a coordenadora do Ensino Médio, professora Jéssica Leme Cano, a atividade é significativa para a formação dos estudantes. “A produção do e-book é um resultado concreto, e ficamos muito contentes com o resultado, mas o valor maior está no processo de vivência e no intercâmbio de conhecimento. Ao sair da sala de aula e estabelecer contato direto com outras culturas, os estudantes envolvidos ampliam sua visão de mundo e aprendem que o conhecimento não se limita aos livros, mas também é transmitido por meio da experiência, da escuta e da convivência”, afirma.

De acordo com a coordenadora, o projeto estimula a valorização das diferentes formas de pensar e viver, assim como aproxima os estudantes do debate ambiental. Este, salienta, também é abordado em diferentes projetos interdisciplinares do colégio. “Conecta-se de forma prática com os desafios do nosso tempo, mostrando que a educação precisa dialogar com as questões reais da sociedade. Mais do que aprender conteúdos, os estudantes vivenciaram um exercício de empatia, respeito e consciência cidadã. São experiências como essa que fortalecem a formação integral e deixam marcas para além da vida escolar”, indica.

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

VIII Simpósio de Eletromecânica reúne acadêmicos na Unifebe

VIII Simpósio de Eletromecânica reúne acadêmicos na Unifebe


28 de outubro de 2008
Unifebe divulga classificados para Bolsa do Artigo 170

Unifebe divulga classificados para Bolsa do Artigo 170


22 de abril de 2008
Processo Seletivo Técnico-Administrativo Auxiliar Universitário III

Processo Seletivo Técnico-Administrativo Auxiliar Universitário III


16 de agosto de 2010
Skip to content