09 de abril de 2021
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

Editora UNIFEBE publica duas novas obras

Títulos foram escritos pelo historiador e acadêmico da UNIFEBE, Álisson Castro

Personagens Natalinos do Vale do Itajaí e Regimes de Cidade – Turismo e Crescimento Urbano no Vale do Itajaí são as duas novas obras publicadas pela Editora UNIFEBE. Os títulos foram escritos pelo historiador e acadêmico da UNIFEBE, Álisson Castro, e estão disponíveis nas livrarias Graf, Mosimann e Saber, de Brusque.

As obras
No livro Personagens Natalinos do Vale do Itajaí, Castro investiga o curioso ritual do Pelznickel, presente nas celebrações de Natal no Vale do Itajaí. O material apresentado em sua dissertação de mestrado procurou compreender os usos e sentidos atribuídos ao personagem, por parte de seus praticantes no município de Guabiruba.

O livro conta com o prefácio escrito pela historiadora e reitora da UNIFEBE, professora Rosemari Glatz. “Fiquei muito feliz em contribuir com uma obra, que aborda uma temática que também pesquisei e publiquei. A cultura da nossa região é muito rica, e é por meio de livros como o de Álisson, que marcaremos isso para sempre em nossa história”, enfatiza Rosemari.

Já no livro Regimes de Cidade – Turismo e Crescimento Urbano no Vale do Itajaí, Álisson estuda o fenômeno da crescente urbanização na experiência de cidade dos habitantes de Brusque, por meio de uma análise dos projetos de gestão do município, entre 1989 e 2008. O material apresentado como tese de doutorado, buscou entender como as disputas pelos projetos de cidade impactaram na vida das pessoas.

A publicação das obras foi viabilizada por meio da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc (Lei nº 14.017/2020), no município de Blumenau.

O autor
Álisson Castro é doutor em História pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), mestre em Patrimônio Cultural e Sociedade, pela Universidade da Região de Joinville, pós-graduado em Metodologia do Ensino de História e Geografia pelo Centro Universitário Internacional e Licenciado em História pela Universidade do Vale do Itajaí. Atua desde 2011 como Historiador no Departamento de Patrimônio Histórico da Fundação Cultural de Brusque e, atualmente, é acadêmico do curso de Direito da UNIFEBE.

Globais se apresentam no Anfiteatro

26 de abril de 2012