O papel dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Assembleia Geral das Nações Unidas, sobretudo na área da Saúde, esteve no foco de palestra ministrada para acadêmicos do curso de Medicina da UNIFEBE. A atividade foi ministrada pela coordenadora-adjunta do movimento ODS SC, Camile Bruns.
Segundo a professora Tamily Roedel, a palestra da coordenadora foi uma maneira de reforçar os conceitos dos ODSs e aproximar dos acadêmicos, projetos significativos e que auxiliem as metas. Segundo ela, a temática já havia sido abordada em sala de aula, em momentos anteriores.
“Trabalhamos a responsabilidade socioambiental e, no tema, trabalhamos sobre os ODSs e os acadêmicos elaboraram trabalhos voltados aos ODSs, assim como promover a reflexão sobre como eles podem atuar, como médicos, para que se alcance esses objetivos”, descreve.
A palestra, na avaliação da acadêmica Cecilia Antonio Dallagnol, colaborou a aprofundar os conhecimentos sobre o tema, assim como perceber os ODSs na atividade diária do setor. Segundo ela, a tendência é que a programação contribua na forma de atuação profissional futura dela e dos colegas, reforçando a atenção com diferentes fatores que possam interferir na qualidade de vida dos pacientes.
“Quase todas as metas convertem-se para um ponto: saúde. Sabendo que existe uma ODS que abrange saneamento e água limpa, sei que existe uma meta que me auxiliará na prevenção de doenças. Desse modo, como médica, estarei contribuindo para saúde pública”, relata. “Amei ver como os ODS fornece um quadro que pode auxiliar os futuros médicos a entenderem e abordarem os fatores sociais, econômicos e ambientais que influenciam a saúde da população que irão atender”.