07 de dezembro de 2012

Educação Física promove palestra sobre treinamento de força

Na noite de quinta-feira, 6, o Curso de Educação Física do Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE promoveu uma palestra sobre “Treinamento de força com restrição do fluxo sanguíneo”, com o professor Cleiton Augusto Libardi.

Segundo o palestrante o tema abordado faz parte de sua pesquisa do pós-doutorado que realiza na Escola de Educação Física e Esportes da USP. “Na realidade o método é aplicado por meio de musculação realizada com a obstrução do fluxo sanguíneo durante a execução do exercício. A grande vantagem desse método é que se conseguem respostas fisiológicas e adaptações como aumento da massa muscular e aumento da força treinando com intensidades muito baixas, próximas as requeridas numa caminhada, por exemplo”, explica.

Classicamente o que se é necessário para aumentar a massa muscular e a força é treinar com intensidades elevadas, cargas próximas da máxima. Com esse método não é necessário, pois se treina com cargas bem baixas e consegue-se uma resposta adaptativa como se treinasse com cargas altas, então, para indivíduos que tem lesões articulares, artrite, artrose, osteoporose, doenças reumáticas, principalmente, idosos isso facilita muito a vida deles”, completa ele.

Libardi disse que o método ainda está sendo investigado e que ainda não é aplicado na prática, mas o objetivo é repassar esse conhecimento para a sociedade.

O palestrante

O professor Libardi possui graduação e mestrado em Educação Física pela Universidade Metodista de Piracicaba e doutorado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente, faz pós-doutorado na Escola de Educação Física e Esportes da Universidade de São Paulo (USP). Tem experiência na área de Fisiologia do Exercício e Treinamento Físico, com ênfase em Treinamento de força, atuando principalmente nos seguintes temas: Adaptações neuromusculares ao treinamento de força, respostas inflamatórias sistêmicas ao exercício físico e envelhecimento.

A palestra foi organizada pelos acadêmicos da 6ª fase do curso, na disciplina de Gestão do Esporte, ministrada pelo professor George Roberts Piemontez. Segundo o docente, o evento foi uma oportunidade para que os alunos conhecessem o que se está sendo pesquisado nos grandes centros, como São Paulo.

Texto: Elizandra Damasceno

Resultado Final do Processo Seletivo de Estagiário(a) para a Secretaria Acadêmica – 10/09/2010

10 de setembro de 2008
Colégio UNIFEBE será participante do Programa Escola Azul