21 de maio de 2018
Arthur Timm

Egressa de Educação Física conquista Doutorado

Trajetória acadêmica de Luciana Ferreira iniciou na UNIFEBE em 2006

Tradicionalmente conhecida por promover nos seus quase 45 anos de história, de maneira eficiente, o desenvolvimento acadêmico e profissional dos seus estudantes, a UNIFEBE é lembrada pelos egressos como uma Instituição que incentiva e colabora seus acadêmicos à realização da pesquisa.

Exemplo disso é o caso de Luciana Ferreira, de 29 anos, que após iniciar sua graduação em Educação Física na UNIFEBE em 2006, defendeu em março deste ano sua tese de Doutorado que teve como título — Competência motora de crianças: análise da avaliação e dos fatores intervenientes —. Ela é a primeira egressa do curso com Doutorado concluído.

Luciana conta que no período da graduação teve aula com a professora Luciane Angela Nottar Nesello, que lhe convidou a realizar seu primeiro projeto de pesquisa, o qual resultou no Trabalho de Conclusão de Curso.

— A professora na época era umas das editoras responsáveis pela Revista da UNIFEBE, e aos poucos vi crescer o desejo pela pesquisa com incentivos constantes para a construção de artigos científicos — lembra a Doutora.

Em 2009, Luciana concluiu a graduação em Educação Física na UNIFEBE e finalizou a primeira especialização em Psicomotricidade e Jogos Cooperativos. Em agosto de 2011, ingressou no mestrado em Ciências do Movimento Humano na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

Neste mesmo ano, Luciana recebeu um convite do professor Doutor João Derli de Souza Santos, coordenador de Educação Física da UNIFEBE, para ministrar uma disciplina na Instituição, o que lhe estimulou e renovou sua intenção de continuar os estudos.

A carreira profissional acadêmica de Luciana continuava a alavancar e nesse momento surgiu a oportunidade de realizar um estágio na França, com convênio da UDESC, na Université d’ Auvergne, na cidade de Clermont Ferrand. Lá realizou algumas disciplinas do mestrado em Technologie pour la Médecine, estágio no hospital na área de Medicina Física e Reabilitação, e ainda participou do laboratório de pesquisa daquela universidade.

Por fim, finalizou o curso de mestrado em 2013 e o tão sonhado título de Mestra em Ciências do Movimento Humano. Finalizado o mestrado, Luciana almejava ainda o Doutorado.

No final de 2013 prestou seleção na Universidade Estadual de Maringá, no Paraná, onde foi aprovada na linha de pesquisa de Fatores Psicossociais e Motores relacionados ao Desempenho Humano.

— Foram quatro anos de muito aprendizado, disciplinas, coletas, projetos. Nesse período realizei parte do meu Doutorado nos Estados Unidos, na University of Texas at Arlington, em Arlington, no Texas. Retornando ao Brasil, em março de 2018 defendi minha tese de doutorado — conta Luciana.

A Doutora destaca que a UNIFEBE teve grande importância na sua formação acadêmica e profissional.

— Tive constante incentivo por parte dos professores para apresentação de trabalhos na Semana Acadêmica do Curso de Educação Física, onde pude ter o primeiro contato com a pesquisa e apresentação de trabalhos. Só tenho a agradecer à Instituição e aos professores por todo o estímulo e colaboração em toda minha trajetória acadêmica e profissional — ressalta a Doutora.

Satisfação

Segundo o coordenador do curso de Educação Física da UNIFEBE, ter uma egressa com Doutorado é uma satisfação, pois foi na Instituição que a trajetória acadêmica de Luciana iniciou. Ele também destaca que os professores estimulam os estudantes a publicarem seus trabalhos em revistas, periódicos, livros e orientam a buscar uma carreira acadêmica.

— O acadêmico para chegar ao Doutorado precisa de muito estudo, são longos anos dedicados a esse fim, e foi isto que fez esta jovem Doutora: a professora Luciana, que com muito esforço e mérito alcançou o que planejou — parabeniza Santos.

Professora Udi é reeleita reitora da Unifebe

08 de novembro de 2006