As trajetórias acadêmicas e profissionais dos egressos do curso de Educação Física da UNIFEBE, Halley Schaefer, Kassiana Antunes de Oliveira, Alexandre Barros da Rocha, Matheus Orsini Diegoli, Guilherme André Sedrez, Carlinho Rech e Daniel de Paula, foram compartilhadas com os estudantes de todas as fases do curso, durante a primeira semana da Jornada da Curricularização da Extensão de 2025.1.
A atuação dos profissionais em diferentes ramos da área será o case das atividades de extensão desenvolvidas no primeiro semestre letivo com os acadêmicos. “Os alunos formados pelos cursos de graduação da UNIFEBE – egressos – são o tema da Curricularização deste semestre para todos os cursos e, é com o intuito de fazer os nossos estudantes refletirem sobre as possibilidades de atuação profissional e o impacto da área para a sociedade, que o nosso projeto será o ‘Egresso em foco, do início da carreira ao sucesso profissional’”, explica o professor responsável pela Curricularização da Extensão de Educação Física, André Luiz de Oliveira Braz.
Programação
Nesta primeira semana, os estudantes puderam conversar com o licenciado e bacharel em Educação Física, que atualmente é professor de Jiu-Jitsu, Halley Schaefer, com a atleta de futsal feminina do Barateiro Esporte Clube, Kassiana Antunes de Oliveira, e com o técnico da categoria de base de Basquete, Alexandre Barros da Rocha.
A programação também contou com a presença do coordenador de musculação, Matheus Orsini Diegoli, do licenciado em Educação Física que atualmente é 3.º sargento da Polícia Militar de Santa Catarina, Guilherme André Sedrez, do personal de futebol, Carlinho Rech, e do coordenador e técnico do projeto de basquetebol da SER-Brusque, Daniel de Paula.
O bate-papo com os egressos serviu de inspiração para a jornada acadêmica e profissional da acadêmica da 3.ª fase, Bárbara Edite Limas, que já atua na área como professora de natação. “Foi muito inspirador e motivador ouvir o Matheus falar de sua trajetória até se tornar técnico de um atleta de natação, campeão paraolímpico. Essa é a área e a modalidade que pretendo seguir carreira, para me tornar técnica de uma equipe de natação”, releva a estudante.
Este foi o primeiro contato dos alunos com os egressos e suas áreas de atuação, esclarece o coordenador do curso de Educação Física da UNIFEBE, professor João Derli de Souza Santos. “A partir de agora, eles conhecerão na prática como são os nichos apresentados e, por fim, serão instigados a, de acordo com seus estudos e percepções, propor melhorias a esses profissionais, visando aperfeiçoar o serviço prestado”, conclui o professor.