04 de setembro de 2023
por: Marcelo Gouvêa
Marcelo Gouvêa

Em bate-papo com acadêmicos da UNIFEBE, professora de inglês detalha atuação focada em anos iniciais

Desafios sobre a atuação foram apresentados em atividade desenvolvida durante o Estágio Supervisionado I

A professora de Inglês Ingrid Caroline Coelho compartilhou detalhes sobre sua atuação profissional na rede pública de Brusque para acadêmicos da UNIFEBE, no último dia 15. Com foco no ensino do idioma para estudantes dos anos iniciais, ela atua há mais de dois anos em duas escolas de educação básica.

Entre os destaques feitos pela professora, durante sua participação no componente curricular de Estágio Supervisionado I, estiveram as ações que precisam ser consideradas na atuação com estudantes entre o 1º e 5º ano e a importância do uso de metodologias consideradas inovadoras, como a gamificação. De acordo com ela, as ferramentas auxiliam na aprendizagem e proporciona mais interesse nas atividades.

“Ensinar uma língua estrangeira para as crianças do fundamental I é um desafio, assim como repensar as metodologias de ensino para que sejam um reflexo do mundo atual. É de suma importância para os acadêmicos das licenciaturas conhecerem essa realidade tecnológica, que já faz parte da educação municipal, em um projeto no qual somos pioneiros.”, afirma a professora

Para as professoras da UNIFEBE responsáveis pelas orientações dos estágios, Fabiana Boos Vásquez e Suy Mey Schumacher Moresco, é importante conhecer a realidade escolar. “A atuação do acadêmico no campo de estágio fortalece os conhecimentos teóricos adquiridos durante o curso, também é a oportunidade para conhecerem o funcionamento das escolas e vivenciarem um pouco do que faz parte da prática do professor”, comenta a professora Fabiana.

Preparação e prática
Componente curricular obrigatório, o Estágio Supervisionado, é uma oportunidade de consolidar as competências profissionais dos acadêmicos. Nele, eles têm a oportunidade de experimentar as atividades práticas profissionais.

Para a coordenadora do curso de Letras Inglês, Rosana Paza, o período é uma chance de observar e aplicar como o ensino de inglês está conectado a outras disciplinas e como pode ser integrado de maneira eficaz no currículo escolar. “Com certeza, o Estágio Curricular Supervisionado da Língua Inglesa apresenta uma oportunidade valiosa para os estudantes experimentarem e compreenderem a interdisciplinaridade no contexto do ensino da língua inglesa”, afirma.

A etapa é classificada pelas professoras como de um “papel decisivo na formação profissional”. Para este segundo semestre de 2023, acadêmicos da 5ª fase do curso de Letras Inglês iniciaram a primeira etapa do Estágio Supervisionado. Nele, os acadêmicos terão a oportunidade de atuação nos anos iniciais do ensino fundamental em escolas da região.

O acadêmico Cléber Batista Albuquerque reforçou a importância da conversa com a professora Ingrid. “Foi muito importante, pois, eu, na qualidade de acadêmico e começando o estágio agora, e sem experiência em uma sala de aula, tive várias perguntas que foram esclarecidas com a vinda dela. E com isso vou prosseguir de uma forma mais tranquila com o estágio nos anos iniciais. ”

Da mesma forma que ele, a acadêmica Maria Lúcia Rodrigues Oliari, destaca as novas possibilidades demonstradas com a experiência da palestrante. “A palestra com a professora Ingrid foi muito proveitosa por nos trazer uma perspectiva real do uso das tecnologias e, em especial, a gamificação como ferramenta no processo de ensino aprendizagem. Sabemos que os alunos estão cada dia mais perto das inovações tecnológicas e por que não usar delas com adaptações para tornar as aulas mais interativas e prazerosas? ”, afirma a estudante.

Direitos humanos das mulheres é tema de debate na UNIFEBE

Direitos humanos das mulheres é tema de debate na UNIFEBE

16 de março de 2018
Sindicont promove mais um curso na Unifebe – 2010