notícias colégio
Notícias
12 de maio de 2015

Em nome das Associadas, ACAFE lamenta morte do Senador Luiz Henrique da Silveira

Luiz Henrique da Silveira, conhecido por ser combativo e de pulso firme quando o assunto era Santa Catarina, deixa um legado de coragem e luta pela Educação Superior em nosso Estado.

Responsável, dentre outros movimentos, pela instalação do Fórum Catarinense de Política da Educação Superior e pela efetiva defesa do art. 170, Luiz Henrique sempre soube ressaltar a relevância das instituições do Sistema ACAFE como Comunitárias e importantes para suprir as deficiências do ensino superior do governo federal, cuja descentralização em Santa Catarina é única no País. Só no Estado elas abrangem 53 municípios com mais de 160 mil alunos.

Criadas por lei municipal há quase meio século e reconhecidas pela Constituição/88, a meta das universidades comunitárias, segundo o próprio Senador, é reforçar o caráter público, democrático e de qualidade do ensino superior.

Uma das últimas articulações do Senador em relação à ACAFE foi a articulação do projeto que determina a remissão dos valores devidos à União a título de Imposto de Renda Retido na Fonte dos rendimentos pagos pelas Instituições.

A matéria havia sido aprovada na Câmara dos Deputados e em duas comissões do Senado, onde Luiz Henrique da Silveira (PMDB) apresentou parecer favorável ao texto, que também anistia multas, juros e encargos legais incidentes. Esse benefício é garantido às universidades estaduais e municipais não gratuitas que se encaixam no Programa de Estímulo à Reestruturação e ao Fortalecimento das Instituições de Ensino Superior (PROIES).

As Instituições que integram o Sistema ACAFE lastimam a perda do Senador Luiz Henrique da Silveira, e registram o agradecimento por tudo que realizou por essas Instituições e pela Educação Catarinense.

Texto: ACAFE/ Foto: Divulgação
Publicado por: Assessoria de Comunicação Social
imprensa@unifebe.edu.br
47-3211-7223

 

Postagens relacionadas

Unifebe promove evento “Relações com Investidor Petrobras”

Unifebe promove evento “Relações com Investidor Petrobras”


28 de abril de 2010
Unifebe lança programa na TV Brusque

Unifebe lança programa na TV Brusque


11 de julho de 2005
Equipe de Robótica do Colégio Amplo/UNIFEBE desenvolve protótipo para economia de água

Equipe de Robótica do Colégio Amplo/UNIFEBE desenvolve protótipo para economia de água


29 de novembro de 2017
Skip to content