01 de agosto de 2023
por: Marcelo Gouvêa
Marcelo Gouvêa

Empresa regional recebe proposições de acadêmicos da UNIFEBE

Propostas foram apresentadas e avaliadas em atividade desenvolvida pelos cursos de Gestão Comercial e Processos Gerenciais

Demandas indicadas por uma das principais empresas fornecedoras para o ramo de bazar do estado foram o objeto de estudo de acadêmicos de Gestão Comercial e de Processos Gerenciais da UNIFEBE. Divididos em grupos, os estudantes precisaram propor ideias criativas para problemas identificados pela empresa e tiveram o material avaliado por banca.

Para compreender a rotina da empresa, que conta com mais de 35 mil clientes em todo o país, os acadêmicos tiveram três etapas desenvolvidas. Entre elas, foram feitos reconhecimento de mercado e novas tecnologias. Análises de benchmarking de mercado, SWOT e declaração do problema, assim como ações de criatividade e ideação, com ferramentas de gestão como brainstorming, jornada do usuário e Scamper, estiveram entre as atividades.

Uma equipe de Gestão Comercial foi escolhida a melhor pela banca avaliadora após as apresentações. A equipe foi premiada com uma visita ao Ágora Tech Park, em Joinville e um fone de ouvido sem fio para cada integrante. A acadêmica Camila Paloschi é uma das integrantes do grupo. Além dela, Patrícia de Lima, Thayanne da Silva, Núbia Torresane e Matheus Grignani compuseram a equipe.

Camila relata que a proposta do grupo teve como foco o setor comercial da empresa, atuante na venda para outras empresas. A sugestão foi um modelo de vendas on-line, que não tivesse interferência nas vendas feitas de forma presencial.

Ela ressalta a dedicação do grupo nas atividades de pesquisa como um dos diferenciais para o resultado. De acordo com ela, a elaboração do projeto contribuiu com sua formação profissional e tornou possível relacionar os conteúdos que haviam trabalhado em sala de aula, com as demandas apresentadas pela empresa.

Interação entre universidade e empresa
Para o coordenador de Extensão do curso de Gestão Comercial, George Aiub, a interação gerada entre universidade e empresas locais possibilita resultados positivos para ambos. “O propósito era integrar, criar processo de interação, proporcionar aos alunos a investigação de temas que pudessem trazer insights para as empresas e que ela, a partir desse trabalho feito por olhos externos, pudesse considerar novas perspectivas em cima dos temas. A questão toda do aprendizado é válida para os dois lados”, afirma.

O aprendizado e a maturidade gerados pelo contato também são ressaltados pelo professor. Segundo ele, a necessidade de os acadêmicos adaptarem aquilo que aprendem em sala para a realidade, características e demandas da empresa é outra capacidade desenvolvida com a atividade. A tendência, de acordo com ele, é que novas edições possibilitem aprimorar processos cada vez mais amplos, com a intensificação do contato com novas empresas.

“Durante a visita, os acadêmicos tiveram acesso a insights valiosos sobre os processos de inovação em produtos, processos e novas tecnologias, bem como entenderam a forma como a Embrast integra essas inovações ao seu mercado”, avalia o coordenador de Extensão de Processos Gerenciais, professor Leonardo Anésio.

A visita à empresa proporcionou, na avaliação do professor, a oportunidade de os acadêmicos explorarem a estrutura organizacional e produtiva da empresa. “A experiência proporcionou uma visão prática sobre como a empresa lida com inovação e tecnologia em diferentes níveis organizacionais. A visita fazendo parte de um programa de extensão, também traz benefícios para a própria empresa que se favorece por meio do processo de ideação desenvolvidos pelos alunos”, afirma, em referência aos efeitos da ação na comunidade.

O coordenador de ambos os cursos, professor Günther Lother Pertschy, acredita que a atividade de extensão foi uma importante maneira de aproximar os acadêmicos de desafios do dia a dia das empresas locais. De acordo com ele, com a experiência, os grupos saem melhor preparados para sua atuação no mercado de trabalho.

“Foi uma grande oportunidade para os nossos acadêmicos interagirem com desafios reais e propor possíveis soluções para uma grande organização da nossa região. A proposta de Extensão 2023.1, proporcionou grande aprendizagem e experimentação no mundo real, o que é de extrema importância na formação profissional”, descreve.

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

UNIFEBE recebe Projeto de Olho no Futuro