14 de agosto de 2014

Encontro de corais universitários surpreende o público no Anfiteatro

Músicas populares brasileiras, baladas internacionais e canções folclóricas embalaram o “Encontro de Corais Universitários” em comemoração aos 15 anos do Coro do Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE.

O evento foi realizado na noite de quarta-feira, 13 de agosto, no Anfiteatro da UNIFEBE, com a participação de acadêmicos, professores e comunidade. Também estiveram presentes o reitor da UNIFEBE, Günther Lother Pertschy, e a pró-reitora de pós-graduação, pesquisa e extensão, Heloisa Maria Wichern Zunino.

Apresentaram-se os corais da Universidade do Vale do Itajaí – Univali, Universidade Regional de Blumenau – Furb, Universidade de Santa Catarina – Udesc e o aniversariante da noite, o Coro da UNIFEBE. Os grupos inovaram durante as apresentações e surpreenderam o público. Inspirações teatrais e cantores espalhados no meio da plateia arrancaram aplausos dos presentes.

Dona Sueli Lauritzen, 66 anos, ficou sabendo do evento enquanto andava pelo Centro e viu um outdoor sobre o encontro. Ela, que é fã de apresentações culturais, resolveu prestigiar a noite para apreciar os trabalhos dos grupos e relembrar os dias que cantava na Igreja. “Todos foram muito lindos. Emocionei-me. Já participei por um tempo, então gosto muito de assistir”, conta.

Para o estudante de música e integrante do coral da Udesc, José Claudio Mezzalira, foi uma honra para o grupo fazer parte do Encontro de Corais Universitários. “Ficamos felizes com o convite para a apresentação em Brusque. Esta foi uma oportunidade de mostrar nosso trabalho, com algumas músicas locais arranjadas para coral”, afirma.

Considerado “dinossauro” do Coro da UNIFEBE, por fazer parte do grupo há 5 anos e meio, Michel Luiz Gonçalvez se surpreendeu com as apresentações da noite. “É uma alegria participar desse momento. São 15 anos de história, construídos com mérito de muitas pessoas. Receber outros coros, inclusive de instituições que oferecem cursos de música, serve de inspiração para a gente”, diz.

Segundo o regente do Coro da UNIFEBE, Sérgio Luiz Westrupp, o sucesso da noite reflete o empenho de todos e a história do grupo. “A presença de todos os corais foi enriquecedora. O coro da UNIFEBE acredita no que desenvolve e nesta noite pudemos ver o que os outros estão fazendo. Às vezes estamos tão longe e tão perto dos outros. Essa aproximação vai propor outros 15 anos bem diferentes”, conta.

Westrupp conta que o evento serviu para a captação de novas ideias. “Priorizando a questão musical, foram ótimos exemplos e referências para o que é necessário também agregar ao nosso trabalho, foi uma grande aula”, diz.

O reitor Pertschy parabenizou os coralistas. “Presenciamos um evento fantástico. Arte e cultura devem estar em sintonia com o conhecimento e foi o que aconteceu. Temos a honra em dizer que nosso coro tem 15 anos de trajetória”, conta.

O coralista da FURB, Gabriel Tom, 20 anos, elogiou a organização do evento. “Assim que chegamos fomos surpreendidos com um café preparado, especialmente, para a gente, foi um ótimo momento para socialização com os outros corais. Conseguimos conhecer um pouco mais do trabalho dos outros corais com as apresentações variadas”, relata.

Texto e fotos: Suellen Pereira Rodrigues
imprensa@unifebe.edu.br
47-3211-7223

Calouros da Fisioterapia UNIFEBE são recepcionados por veteranos do curso