notícias colégio
Notícias
01 de outubro de 2012

Encontro na UNIFEBE discute educação musical

No sábado, 29, o Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE promoveu o I Encontro Regional de Brusque e XI Fórum Catarinense de Educação Musical. O evento foi realizado em parceria com a Prefeitura Municipal de Brusque através da Secretaria de Educação, Conselho Municipal de Cultural, Escola de Música do Centro Empresarial, Social e Cultural de Brusque (CESCB) e com o apoio do Grupo de Pesquisa Música e Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).


Prestigiaram o evento o secretário de Educação de Blumenau, Osmar Matiola, a secretária de Educação de Brusque, Gleusa Luci Fischer, o regente do Coro da UNIFEBE, Sérgio Luiz Westrupp e o reitor da instituição, Günther Lother Pertschy além de professores e acadêmicos universitários de Brusque e região.


O secretário de Educação de Blumenau ressaltou a importância de promover um encontro para discutir com os gestores e professores a lei que criou a obrigatoriedade do estudo de música. “Para vermos os avanços é preciso contextualizar a história do ensino de música nas escolas e aprofundar essa discussão. A música é a manifestação cultural dos povos e ela é de extrema importância na formação humana. A volta do ensino da música ajuda a criar uma concepção de formação integral na criança”.


O encontro foi aberto com a palestra do professor Sérgio Luiz Ferreira de Figueiredo que abordou o tema “Música na escola – aplicação da lei 11769”. O palestrante traçou um histórico do ensino da música nas escolas que remonta ao tempo dos jesuítas até os dias atuais. “Em cada momento da história a música desempenhou o seu papel na formação das pessoas”, frisou.


Figueiredo ainda salientou que a inclusão da disciplina de música na matriz curricular nas redes municipais de educação exige mudanças. “É preciso ter a concepção de ensino de arte, fazer uma revisão do projeto pedagógico, reorganizar a distribuição das cargas horárias e viabilizar recursos financeiros para a contratação de mais professores especialistas em música”.


A programação do evento contou ainda com apresentação musical do Grupo de Percussão de Itajaí, coordenado por Rodrigo Paiva. Na parte da tarde, o encontro iniciou com uma apresentação musical. Em seguida, foi realizada uma mesa redonda e uma apresentação oral dos projetos de educação musical que abordaram o tema “Panorama da educação musical em 2012 no município de Brusque e região”. Após, foram formados grupos de trabalho para aprofundamento das questões e apresentação de propostas e ações. Finalizando o encontro, foi formada uma plenária para elaboração do documento final.


Texto: Elizandra Damasceno
Publicado por: Assessoria de Comunicação Social

 

Postagens relacionadas

Processo Seletivo Técnico Administrativo – Auxiliar de Biblioteca II – 12/04/2010

Processo Seletivo Técnico Administrativo – Auxiliar de Biblioteca II – 12/04/2010


12 de abril de 2010
Design de Moda UNIFEBE cria trajes para a realeza da Festa da Integração de Guabiruba
Destaque

Design de Moda UNIFEBE cria trajes para a realeza da Festa da Integração de Guabiruba


10 de maio de 2022
Entrevista para a função de Assistente de Publicidade e Propaganda

Entrevista para a função de Assistente de Publicidade e Propaganda


31 de março de 2010
Skip to content