17 de setembro de 2018
por: Daiane Benso
Arthur Timm

Engenharia da Qualidade ganha ênfase na Semana Acadêmica de Produção

Alunos realizam visita técnica à empresa Parentex, de Tijucas (SC)

O principal objetivo das Semanas Acadêmicas da UNIFEBE é relacionar teoria e prática. O curso de Engenharia de Produção, por exemplo, trabalha com os seguintes eixos: Engenharia de Operações e Processos da Produção; Engenharia da Qualidade, Pesquisa Operacional e Engenharia do Produto.

Neste semestre, durante a semana ganhou destaque a Engenharia da Qualidade. Os acadêmicos realizaram uma visita técnica à empresa Parentex Indústria e Comércio, de Tijucas (SC). O intuito foi a utilização de ferramentas da área da Qualidade em condições reais, o que fortaleceu a relação teórico-prática em que os futuros engenheiros estudam em sala de aula e nos laboratórios da Instituição.

O coordenador do curso, Marcelo Merízio, explica que os alunos desenvolveram um relato técnico, com conteúdo fundamentado nas relações de Problemas – Causas – Soluções. Conforme ele, o trabalho contou com o conhecimento dos estudantes de todas as fases, com os professores do Colegiado e informações disponibilizadas pela empresa.

— Foram desenvolvidos seis projetos que foram ao encontro da maximização do desempenho do Sistema de Qualidade da empresa, possibilitando melhores resultados e incremento da vantagem competitiva para indústria. Ao final todos os grupos foram a crivo em uma banca formada por professores, os quais avaliaram as competências, pontuando a exequibilidade das soluções desenvolvidas — ressalta Merízio.

Para o acadêmico Daniel Petry Neto, da 10ª fase, é muito importante realizar projetos de extensão com a comunidade e aproximar o estudante de uma situação real do mercado de trabalho.

— Tivemos a oportunidade de desenvolver sistemáticas, uma das competências do Engenheiro de Produção. Foi uma ótima experiência — relata.

Edvan Zuchetti, da 8ª fase, enfatiza que o método utilizado na Semana Acadêmica aproxima o aluno do mercado de trabalho, preparando para o exercício da profissão.

Oportunidades

Nas duas últimas edições da Semana Acadêmica de Engenharia de Produção, com o foco no eixo de Engenharia de Operações e Processos da Produção, a integração entre a UNIFEBE e empresas da região resultou em mais de 70 oportunidades de melhorias e oito projetos de implantação de fluxo contínuo.

Acadêmica pesquisa retorno financeiro de curso superior

19 de julho de 2011
1º Termo Aditivo ao Edital Unifebe nº 35/08 – Proc. Sel. para função de Assistente Jurídico I

05 de dezembro de 2008