28 de julho de 2022
por: Celio Bruns Junior
Celio Bruns Junior

Engenharia Química UNIFEBE produz ração para cães e gatos e doa para a Acapra Brusque

Produtos foram feitos pelos estudantes do curso, por meio da Curricularização da Extensão

Mais de 20 quilos de ração e patês para cães e gatos foram doados pelo curso de Engenharia Química da UNIFEBE para a Associação Brusquense de Proteção aos Animais – Acapra Brusque. Os produtos foram desenvolvidos pelos acadêmicos da 1ª e 3ª fase do curso, durante a Curricularização da Extensão do primeiro semestre letivo de 2022.

Para a produção dos alimentos, os estudantes assistiram a uma palestra com o zootecnista João Marcel Camargo Candido Ferreira, pós-graduado em Comportamento Animal, Nutrição de Cães e Gatos, que orientou os alunos sobre a preparação adequada dos produtos. Eles também estiveram reunidos com os membros da ACAPRA, que conversaram com os alunos sobre a importância da doação de alimentos aos animais e a atuação dos voluntários na ONG.

De acordo com a professora Raquel Bonati Moraes Ibsch, a curricularização permitiu que os estudantes adquirissem experiência no desenvolvimento de um produto. “Os acadêmicos passaram por todas as etapas de produção, como pesquisa de ingredientes, medidas, balanço nutricional, processo de secagem nas estufas, esterilização até o produto final”, revela a professora.

O acadêmico Mateus Janner relata que no estudo de caso realizado pela coordenação do curso com a Acapra se percebeu uma deficiência na alimentação de gatos acolhidos pela ONG. “Nosso grupo desenvolveu um alimento natural de acordo com as receitas passadas pelo zooctecnista. Neste projeto adquirimos diversas competências primordiais para a engenharia em si, como o trabalho em equipe e a pesquisa científica”, celebra o estudante.

A coordenadora do curso de Engenharia Química da UNIFEBE, professora Rafaela Bohaczuk Venturelli Knop, considera que além do conhecimento adquirido por meio da prática, a atividade também fez com que os alunos tivessem um olhar voltado para o bem-estar dos animais. “A indústria alimentícia se faz presente na região e é mais uma possibilidade de atuação profissional para os acadêmicos. Eles também tiveram uma contribuição social, com uma produção planejada para que os gatos e cachorros fossem alimentados com produtos balanceados e de qualidade”, enaltece a professora Rafaela.

Para a integrante da diretoria da Acapra, Larissa Venâncio a parceria entre a ONG e o curso de Engenharia Química foi uma troca mútua de conhecimentos. “Tivemos a oportunidade de mostrar um pouco do nosso trabalho voluntário, acompanhar como foi a produção das rações e patês pelos alunos e ainda recebemos esses itens que são fundamentais para o abastecimento e manutenção dos lares temporários”, agradece Larissa.

Além das rações e patês produzidos pelos próprios estudantes, o curso contribuiu com doação de rações comerciais.

Curricularização da Extensão

A pró-reitora de Pós-graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura da UNIFEBE, professora Edinéia Pereira da Silva, elucida que a Curricularização da Extensão integra a formação acadêmica dos estudantes e promove intervenções que estimulam a construção e o desenvolvimento do aluno como cidadão.

Os projetos, programas, cursos, oficinas, eventos e até prestação de serviços, desenvolvidos na Curricularização da Extensão articulam ensino, pesquisa e extensão de modo interdisciplinar, político educacional, cultural, científico e tecnológico. “As atividades desenvolvidas são relacionadas à formação universitária do estudante, que desenvolve trabalhos que contribuem com a comunidade e promove um diálogo construtivo e transformador entre a universidade e a sociedade”, ressalta a professora Edinéia.

Fórum Regional Contra a Violência acontece na UNIFEBE

16 de agosto de 2013
Projeto Legado de Campeões realiza Festival de Basquete 3X3

03 de dezembro de 2015