23 de setembro de 2019
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

Enpex Júnior coloca estudantes do Colégio Universitário de Brusque em contato com áreas de atuação profissional

A atividade de pesquisa envolveu os professores e estudantes do Ensino Médio e professores dos cursos de Graduação da UNIFEBE.

Imersos em diferentes profissões, os estudantes do Colégio Universitário de Brusque envolveram pesquisa e criatividade para mostrar que existem inúmeras áreas de atuação.

Na 1ª edição do Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão (Enpex) Júnior, os alunos do 1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio foram desafiados a escolher um curso de Graduação de seu interesse e relacioná-lo a uma disciplina do Ensino Médio. Com o auxílio dos professores, os estudantes pesquisaram a fundo a profissão escolhida, e com os dados em mãos, produziram um vídeo abordando o tema.

Vídeos e apresentações prontas, os alunos tiveram que defender a área estudada, relacionando suas temáticas às disciplinas aprendidas em sala de aula. Os trabalhos foram apresentados na quinta-feira (19), no auditório do Bloco C, para uma banca avaliadora composta por professores do Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE).

Para o coordenador do curso de Jogos Digitais da UNIFEBE, professor Fernando Merizio, os trabalhos mostraram a dedicação e o comprometimento dos estudantes. “Foi surpreendente ver os alunos envolvidos em uma pesquisa, levando em consideração a importância das fontes fidedignas. Além de desbravarem os perfis profissionais e os campos de atuação, eles conseguiram dar conta de explicar a complexidade de cada profissão”, destaca Merizio.

A aluna do terceirão, Helena Torresani, pesquisou com seu grupo sobre o curso de Jogos Digitais. Juntos, eles puderam aprender sobre a rotina do profissional, as diversas formas de atuação no mercado e até a base salarial. “Como não tenho definido qual curso quero fazer, foi muito bom ver a apresentação dos outros grupos, conhecer como trabalham outros profissionais e possíveis campos de atuação. Sei que tenho uma decisão muito importante para tomar, que é a escolha do curso de Graduação, e o Enpex Junior me ajudou a descobrir novos cursos e profissões”.

O diretor do Colégio Universitário de Brusque, professor Claudemir Aparecido Lopes, enfatiza que a atividade cumpriu com seu objetivo principal, de auxiliar os estudantes na escolha da futura profissão. “O Enpex Júnior aproximou nossos alunos do Ensino Médio da formação do Ensino Superior, e eles foram introduzidos em pesquisas mais aprofundadas. O resultado foi brilhante e com certeza esta será uma atividade que será mantida no calendário escolar”.

Folclore brasileiro é tema de exposição de Design Gráfico

20 de novembro de 2014
UNIFEBE apresenta novo site e revista à comunidade

UNIFEBE apresenta novo site e revista à comunidade