30 de abril de 2024
por: Marcelo Gouvêa
Marcelo Gouvêa

Ensino Médio do Colégio UNIFEBE tem imersão com aula de tango e cultura espanhola

Idioma espanhol foi predominante durante a atividade

Uma atividade especial aproximou os estudantes das turmas de 1º, 2º e 3º anos no ensino médio da cultura de países que têm o espanhol como idioma e possuem no tango uma forma de expressão cultural. Durante a atividade, os jovens puderam explorar o idioma espanhol com dois professores convidados para as orientações de dança.

Em duplas, as turmas aprenderam os primeiros passos do estilo musical, assim como mais detalhes sobre a cultura argentina. Segundo a professora de Espanhol, Paola Eugênia Perez Cerri Tetzner, a atividade qualifica o ensino do idioma.

Ela ressalta a demanda por diferentes habilidades no processo de aprendizagem de um novo idioma e o papel da imersão cultural, habilidade de escuta, motora, física e o trabalho em equipe, estimulados com a dança. “É um projeto bem integrador, de múltiplas habilidades e, principalmente, da língua espanhola, que melhor representa a arte do tango para eles estarem vivendo esta imersão cultural e idioma”, indica a professora. “A experiência é muito boa, fantástica, bem diferente, bem alegre e que os estudantes não queriam que acabasse”.

A percepção é semelhante à do diretor do Colégio UNIFBE, professor Leonardo Ristow, que indica o uso da música e dança como uma possibilidade para os estudantes terem uma vivência na cultura argentina.

“Nós entendemos que, no ensino dos idiomas estrangeiros, é preciso transcender a ideia de apenas gramatical, de escrita ou fala. Também é necessário entender a cultura para entender este idioma”, descreve.

As experiências anteriores, promovidas pela professora, permitiram que estudantes, como Heloísa Mendes, do 3º ano, tivessem contato com diferentes estilos musicais e elementos culturais de países falantes de espanhol. Segundo a jovem, o modelo adotado para aula também possibilitou a integração entre as diferentes turmas.

“A oportunidade de ter tanto contado com a cultura argentina por meio de uma aula típica de tango, em ambiente escolar, totalmente comandada em espanhol, foi de um valor único e muito representativo. Essa experiência foi de grande importância para a interação das turmas, as quais tiveram contato com o aprendizado de uma maneira diferente, descontraída e divertida”, descreve.

Semana de Psicologia começa com mesa-redonda e confraternização

Semana de Psicologia começa com mesa-redonda e confraternização

28 de agosto de 2014
Comunicado – Ação Trabalhista n° 0338-2003