A criatividade e conhecimento dos acadêmicos de Engenharia Mecânica da UNIFEBE serão colocados à prova em mais um grande desafio. De 12 a 14 de outubro a equipe Baja Pelznickel participa da 16ª Etapa Sul da Competição Baja SAE que será realizada em Pato Branco (PR). A Instituição é a única da região que estará no evento.
A competição é promovida pelo Programa BAJA SAE, que é uma iniciativa da Society of Automotive Engineers — Sociedade de Engenheiros Automotivos, criado na Universidade da Carolina do Sul, nos Estados Unidos. A disputa é entre veículos off-road, construídos por equipes de diversas universidades, onde o aluno se envolve com um caso real de desenvolvimento de um veículo, desde sua concepção, projeto detalhado, construção e testes.
A equipe Baja Pelznickel UNIFEBE existe desde março de 2018. É composta por 12 alunos do curso de Engenharia Mecânica, porém o programa é aberto a acadêmicos de todas as engenharias. O nome da equipe é uma homenagem à lenda trazida pelos imigrantes da região de Baden-Württemberg, da Alemanha, que colonizaram Brusque e Guabiruba.
O professor orientador da equipe, Misael Dalbosco, destaca que os alunos se empenharam muito para deixar o veículo pronto para a competição. Segundo ele, essa etapa será acirrada e a UNIFEBE está feliz em participar.
— Daremos o nosso melhor para voltarmos com a melhor colocação para a Instituição. Queremos coroar o trabalho que vem sendo feito — ressalta.
As provas
Na sexta-feira, 12 de outubro, os Mini Bajas das diversas equipes serão submetidos a provas de Segurança Estática e Dinâmica. Serão verificados se os carros cumprem todos os requisitos do Regulamento Técnico da competição, e seu desempenho quanto a conforto, ergonomia, dirigibilidade, entre outros aspectos.
Também na sexta-feira acontecem as provas de apresentação de projeto, nas quais as equipes mostram aos juízes os cálculos e dimensionamentos realizados durante os projetos dos seus Mini Bajas.
No sábado, 13, serão realizadas as provas dinâmicas, que tem o objetivo de avaliar o funcionamento dos veículos em diversas condições, com destaque para aceleração, velocidade máxima, tração, transposição de terrenos com lama.
Já no domingo, 14, acontece o Enduro de Resistência. Essa é a única prova na qual os carros de todas as universidades competem simultaneamente, numa corrida de regularidade que dura três horas. A equipe vencedora é aquela cujo carro realizar mais voltas no período especificado.
Em cada uma das provas os veículos recebem pontuações. O resultado do Enduro é somado aos resultados das demais provas e a classificação final das equipes é divulgada em uma cerimônia de premiação.

Saiba mais
Acompanhe a equipe e os resultados da competição pelo Instagram, no perfil @bajapelz